Palestrante já integrou diretorias na Comissão Europeia e atua com políticas públicas

O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) da Escola Politécnica da USP realizará, no dia 18 de setembro, a palestra “É Necessário aumentar as Relações Brasil-União Europeia em Matéria de Pesquisa?”, como parte do ciclo de debates Desafio do Desenvolvimento Brasil – União Europeia. A apresentação tem como objetivo dar uma base para análise e reflexão através de suas experiências referente a oportunidades de cooperação entre Brasil e União Europeia, discutir instrumentos de financiamento e orçamentos adequados, quais são os temas prioritários para a pesquisa no Brasil e na Europa e quais são os desafios para internacionalização da pesquisa no Brasil, além de abrir espaço para um debate com críticas e avaliações.

A palestra será realizada no auditório do prédio de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. O contato para inscrições pode ser feito pelo e-mail ibe@usp.br, ou pelo telefone 3091-5626, com Cecilia.

Sobre o palestrante

O palestrante, José Manuel Silva Rodríguez, é engenheiro agrônomo e de nacionalidade espanhola, formado na Universidade Politécnica de Madrid. Desde 1986, trabalha para a Comissão Europeia, onde ocupou vários cargos com responsabilidades crescentes. Ele foi responsável por duas principais diretorias nas políticas europeias, a Agricultura e a Investigação, como Diretor Geral da Agricultura 1995-2006, seguido de um mandato como Diretor-Geral de Investigação de 2006-2010 e novamente de Agricultura e Desenvolvimento Rural 2011-2013. No topo do Departamento Agrícola da Comissão Europeia, o Sr. Silva Rodríguez levou várias reformas da Política Agrícola Comum, conduziu as negociações de alto nível internacionais significativos sobre a agricultura e tinha a responsabilidade por mais da metade do orçamento total da UE. Durante seu mandato como Diretor-Geral de Investigação, ele implementou o sétimo Programa-Quadro de Investigação, assim, dando um novo e forte impulso para a investigação europeia.

Atualmente, é fellow sênior do Instituto Brasil Europa (IBE) da Universidade de São Paulo (USP).

Serviço

Palestra e debate “É Necessário aumentar as Relações Brasil-União Europeia em Matéria de Pesquisa?”

Ciclo de Debates IBE-USP – Desafios do Desenvolvimento Brasil – União Europeia

Data e horário: 18 de Setembro de 2014, das 10h às 12h.

Local: Prédio da Engenharia da Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Auditório Prof. Dr. Paulo Ribeiro de Arruda

Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav.3, no. 158