Professores, alunos e funcionários deram as boas vindas aos futuros engenheiros

A Escola Politécnica da USP realiza, todos os anos, no primeiro dia de aulas, uma recepção aos novos alunos. O evento é realizado durante todo o dia e conta com a participação da diretoria da Escola, de professores que coordenam o biênio, como é chamado o período inicial do curso de graduação da Poli, funcionários e alunos representantes das organizações estudantis. Ao longo do dia são realizadas uma série de palestras de apresentação sobre cursos, matrícula, intercâmbio, internacionalização, organizações e outras informações. A aula inaugural é um dos poucos momentos em que todos os 870 calouros se reúnem para receber informações sobre as atividades que os aguardam nos próximos cinco anos.

Para iniciar o dia, foi realizada uma cerimônia de recepção aos novos alunos com a participação de autoridades da USP e de agências de fomento. Os convidados que participaram da cerimônia foram o Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), prof. Elias Ramos de Souza, e o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz. Juntos ao diretor da Poli-USP, prof. José Roberto Castilho Piqueira, estiveram presentes o vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, a vice-diretora da Poli-USP, prof. Liedi Légi Bariani Bernucci, o presidente da Comissão de Graduação e Chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli-USP, o prof. Francisco Ferreira Cardoso, o presidente da coordenação do ciclo básico da Poli-USP, prof. Fábio Gagliardi Cozmann, a assistente acadêmica da Poli-USP, Angela Teresa Buscema, a ouvidora e chefe da divisão de biblioteca, Maria Cristina Olaio Villela, e o presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos, Kamal Matar. Os alunos Mário Marcoccia e Eduardo Marchezzi Raya, representantes da Atlética e do Grêmio Politécnico também participaram da solenidade.

Durante a cerimônia, o prof. Elias Ramos de Souza, representante da ANP, ressaltou que o país precisa de engenheiros que gerem conhecimento para que assim possa conquistar mais espaço na indústria do petróleo. O Superintendente afirmou que os investimentos em projetos na área estão garantidos, apesar dos baixos preços do petróleo, e concluiu que os futuros engenheiros ali presentes serão bem-vindos nesta indústria.

A diretoria da Escola convidou o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, para realizar a aula inaugural, momento no qual uma autoridade fala aos alunos. Para o diretor da Poli-USP, professor José Roberto Castilho Piqueira, é muito importante o contato dos estudantes com um cientista e representante de uma instituição de fomento à pesquisa, já que a partir deste momento eles se tornam potenciais produtores de conhecimento, o que trará para a sociedade o retorno do investimento em universidades públicas, em melhoria de qualidade de vida para a população. “Formem-se bem, e quando se formarem sejam agentes da melhoria da qualidade de vida de toda a população. Devolvam para o país aquilo que vocês vão receber durante estes 5 anos com honestidade, ética e disciplina”, concluiu o diretor. O vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, também ex-diretor da Poli-USP, ressaltou a característica da formação oferecida pela Escola de formação de profissionais que desenvolvam conhecimento e tecnologia. “Todas as profissões são importantes, todas as profissões são imprescindíveis, mas os profissionais da engenharia são os profissionais que desenvolvem o país, qualquer que seja ele”.