Objetivo do evento é apresentar a vida universitária e suas possibilidades aos pais, e envolvê-los na formação dos seus filhos

Calendários, Sistema Júpiter, provas, centros acadêmicos, bandejão. Nos primeiros dias na universidade os jovens entram em contato com um novo mundo cheio de possibilidades e conhecimento. São diversas atividades, sejam acadêmicas ou extracurriculares, que farão parte do dia-a-dia do estudante nos cinco anos seguintes, ou seja, uma grande mudança de realidade – do ensino médio para a graduação, das determinações dos pais para a responsabilidade pela própria formação e vida profissional.

Para que o estudante esteja consciente das novas responsabilidades, uma semana inteira de introdução à vida universitária é planejada e oferecida aos calouros. Entretanto, a direção da Escola Politécnica da USP acredita que a conscientização da família sobre a nova realidade do aluno é imprescindível para apoiar o aluno em um curso que exige muita dedicação. O diretor da Poli-USP, professor José Roberto Castilho Piqueira, explica que a entrada da universidade é um importante rito de passagem na vida das pessoas. “É o início efetivo da fase adulta, acompanhada do aprendizado do importante papel social que o egresso de uma universidade pública deve exercer. Essa passagem só será bem sucedida com o apoio daqueles que cercam os estudantes, isto é, seus pais, amigos, familiares e professores. Por essa razão, convidamos os pais para esse evento em que apresentamos a estrutura de nossa escola, as facilidades disponíveis e, principalmente, alertamos para o trabalho a ser realizado pelos alunos durante o curso, dado seu alto nível de exigência”.

O professor Fábio Gagliardi Cozman, presidente da Coordenação do Ciclo Básico da Poli, período inicial do curso de graduação, acredita que os alunos enfrentam uma transição muito grande entre o ensino médio e a realidade da universidade. “Muitos alunos precisam da família ao lado para enfrentar as dúvidas que aparecem nessa fase, e para enfrentar os desafios com segurança. O ensino na Escola Politécnica é bastante puxado, e o início exige muita dedicação e tranquilidade. A presença da família é importante para dar suporte e assegurar essa tranquilidade”.

Os pais dos alunos recebem o convite para a reunião no dia em que o aluno faz a sua matrícula, e são sempre recebidos no sábado que antecede o início das aulas. Em 2015, o evento foi realizado no dia 21 de fevereiro, e contou com a presença do diretor da Escola, prof. José Roberto Castilho Piqueira, da vice-diretora, prof. Liedi Légi Bariani Bernucci, do presidente da Coordenação do Ciclo Básico da Poli, prof. Fábio Gagliardi Cozman, da assistente acadêmica da Poli-USP, Angela Teresa Buscema, da ouvidora e chefe da divisão de biblioteca, Maria Cristina Olaio Villela, do presidente do Grêmio Politécnico, Eduardo Marchezzi Raya e do diretor presidente do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, Máximo Hernández González.