Objetivo da visita foi discutir possíveis acordos de cooperação

O ministro de Ciência e Tecnologia da Índia, Harsh Vardhan, e uma delegação representando o governo indiano visitaram ontem (19/03) a Escola Politécnica da USP. O grupo foi recepcionado pelo diretor da Poli, professor José Roberto Castilho Piqueira, e por docentes da unidade. O encontro serviu para retomar contatos realizados anteriormente entre representantes do sistema acadêmico da Índia e da Poli, com o intuito de manter um canal de comunicação aberto para possíveis acordos de cooperação no futuro.

A delegação visitou o Tanque de Provas Numérico, laboratório da Poli que atua em pesquisas com foco nas áreas naval e de produção de petróleo. Na reunião, Vardhan e Piqueira manifestaram a vontade de estabelecer uma parceria entre a Escola Politécnica e universidades indianas. O primeiro passo seria fomentar o intercâmbio de pós-graduandos e docentes, visando à realização de pesquisas conjuntas.

Além disso, o ministro falou sobre a construção de instalações de pesquisa similares na Índia, e espera poder contar com o know-how e a experiência dos docentes da Poli que participaram do desenvolvimento do Tanque de Provas Numérico.

Durante a visita ao Tanque de Provas Numérico, Alexandre Nicolaos Simos, chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, fez uma breve apresentação sobre a Escola Politécnica, o Departamento de Engenharia Naval e Oceânica e o Tanque de Provas Numérico. Em seguida, houve uma reunião para discutir as possibilidades de cooperação bilateral.

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de ver dois equipamentos de pesquisa em funcionamento. A demonstração do calibrador hidrodinâmico, por meio dos testes, foi realizada pelo pesquisador Pedro Cardozo de Mello, do TPN. O segundo aparelho, o Simulador Full Mission, foi apresentado pelo professor Eduardo Aoun Tannuri, coordenador do Centro de Simulações do Tanque de Provas Numérico, e sua equipe.

Além do ministro Vardhan, participaram da visita Abhilasha Joshi, cônsul da Índia em São Paulo, e Sadhana Relia, pesquisadora e Chefe da Divisão de Cooperação Regional, Multilateral e Internacional do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia da Índia.

Além de Piqueira, Simos, Tannuri e Cardozo de Mello, integraram o grupo de recepção da Poli os docentes Kazuo Nishimoto, coordenador geral do Tanque de Provas Numérico, e Celso Pupo Pesce, coordenador Geral do Laboratório de Mecânica Offshore.

Em 2012, a Escola Politécnica recebeu a visita de uma delegação indiana encabeçada por M.V. Ramana Murthy, do National Institute of Ocean Technology (NIOT). O encontro ocorreu em virtude da realização do Fórum IBAS (Índia-Brasil-África do Sul), cujo objetivo foi promover o diálogo e a cooperação internacional. A visita de ontem serviu para dar prosseguimento ao diálogo entre a Poli e o ministério indiano.

*****************************

Acadêmica Agência de Comunicação – www.academica.jor.br