FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A assinatura foi realizada durante visita da delegação da universidade japonesa à Reitoria, nesta sexta-feira, dia 27 de março

alt

O vice-reitor Vahan Agopyan (o primeiro à esquerda) recebeu a delegação japonesa, chefiada pelo diretor da Graduate School of Engineering da YNU, Atsuo Kawamura; juntamente com o diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira

A USP e a Yokohama National University (YNU) assinaram um convênio acadêmico internacional para dupla titulação de doutorado, que tem como objetivo promover a cooperação entre a Escola Politécnica (Poli) e a Graduate School of Engineering dauniversidade japonesa. A parceria acontecerá por meio da coorientação de estudantes de doutorado das duas escolas, visando à preparação de teses de doutorado e de dupla titulação, cuja elaboração e defesa estarão sob a responsabilidade conjunta e cujo título de doutorado terá validade no Brasil e Japão.

Os estudantes deste programa de dupla titulação das duas escolas de engenharia serão matriculados na instituição receptora e continuarão também na instituição de origem. A cada ano, até dois alunos poderão ser admitidos para este programa, em cada instituição, mas este número poderá ser modificado através de consulta prévia e acordo mútuo.

O tempo de preparação da tese deve ser repartido entre as duas instituições envolvidas na coorientação, por períodos alternados em cada um dos dois países, sendo que o tempo total de permanência em um dos dois países não deverá ser inferior a seis meses. Este convênio vigorará por cinco anos, podendo ser prorrogado por períodos sucessivos de igual duração ao inicial, mediante acordo expresso entre as duas partes.

Parceria antiga

Yokohama National University é uma das mais conceituadas e tradicionais universidades do Japão notadamente em engenharia, administração e economia, além de possuir um departamento de Engenharia Naval e Oceânica, como a Universidade de Tokyo. As atividades conjuntas com a YNU ocorrem há mais de 40 anos e vários docentes da USP estudaram nela. Entre docentes da Poli, Toshiichi Tachibana e Kazuo Nishimoto fizeram mestrado; Jurandir Yanagihara, André Hirakawa, Alexandre Kawano, Marcos Tsuzuki e Cheng Yee concluíram mestrado e doutorado; e Cláudio Müeller Prado Sampaio realizou doutorado na universidade japonesa.

alt

Além dos professores da Poli, também estiveram presentes na visita representantes da área de Relações Internacionais da YNU e da USP

Em setembro de 2014, representantes da Poli e da YNU assinaram um acordo de intenções entre as instituições, com o objetivo de estabelecer futuros convênios de intercâmbio entre alunos. E, em janeiro deste ano, a Unidade da USP e a universidade japonesa acertaram os detalhes para a assinatura de um acordo de duplo diploma, durante o “Simpósio Internacional da Universidade de Yokohama”, realizado em Yokohama, Japão.

Para a USP, este intercâmbio permitirá ampliar a internacionalização, já que muitos docentes da Poli mantêm contatos diretos com os professores das áreas de pesquisas que desenvolvem. Atualmente, a USP tem 46 convênios acadêmicos, acordos de cooperação ou protocolos de intenção com instituições japonesas, além de 16 convênios internacionais de dupla titulação de doutorado com universidades da Europa, América do Norte e Latina.

Notícia publicada originalmente em http://www.usp.br/imprensa/?p=47882

(Fotos: Ernani Coimbra)

Print Friendly, PDF & Email