FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Em outubro a cidade sediará evento internacional com universidades de cidades portuárias

No último sábado, dia 28 de março, professores da Escola Politécnica da USP recepcionaram uma delegação de representantes da Yokohama National University (YNU) no campus da USP em Santos, onde é oferecido atualmente o curso de graduação em Engenharia de Petróleo da Poli-USP. A cidade futuramente abrigará um centro tecnológico, o Centro Tecnológico da Baixada Santista, que conta com a participação da USP e de diversas universidades públicas e privadas. A equipe da YNU assinou um convênio para dupla titulação de doutorado com a USP na sexta-feira, dia 27.

A delegação pode assistir a uma apresentação do diretor administrativo e financeiro da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Valdomiro Roman da Silva, sobre a cidade e os investimentos que estão sendo feitos.Segundo um dos organizadores, o professor da Poli-USP, Kazuo Nishimoto, o principal objetivo da visita da delegação da YNU a Santos é apresentar o campus e os principais pontos históricos da cidade, bem como as perspectivas em pesquisa em desenvolvimento que os investimentos no polo de pesquisa trarão. Em outubro, Santos fará parte do roteiro do evento internacional Port City Universities League (PUL), que congrega 14 universidades do mundo todo. As principais universidades desta liga são: Lisboa (Portugal),Shangai (China), Brithsh Columbia (Canada), Southampton (Inglaterra), Istambul (Turquia), Pukyong (Coreia), entre outras, além da USP e da YNU. Neste evento, que será realizado em parte na cidade de São Paulo e parte em Santos, será apresentada a cidade portuária, e o seu projeto tecnológico, para representantes destas universidades.

Parceria antiga

A Yokohama National University é uma das mais conceituadas e tradicionais universidades do Japão e notadamente em engenharia, administração e economia, além de possuir um departamento de Engenharia Naval e Oceânica, como Universidade de Tokyo. As atividades com YNU já existem há mais de 40 anos e vários docentes da USP estudaram nela, sendo que mais de oito docentes da Poli concluíram pós-graduação, mestrado e doutorado, entre eles, os professores Toshiichi Tachibana e Kazuo Nishimoto fizeram mestrado, os professores Jurandir Yanagihara, André Hirakawa, Alexandre Kawano, Marcos Tsuzuki e Cheng Yee concluíram mestrado e doutorado, e o professor Cláudio Müeller Prado Sampaio realizou doutorado.

Print Friendly, PDF & Email