Parceria entre clube, a Associaçõa dos Engenheiros Politécnicos (AEP) e a equipe natação máster da Poli/USP Polimasters promoveu troca do uso de piscinas aquecidas por conhecimento

A equipe de natação máster da Escola Politécnica da USP, Poli Masters, fez uma parceria, em 2014, com o Clube Homs, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Este acordo fundamentou-se na cessão de um horário de uso da piscina aquecida à equipe por um período de três meses e, em contrapartida, foi oferecida uma consultoria por parte dos alunos em problemas de engenharia do Clube.

Segundo Alexandre Kawano, professor da Poli/USP e idealizador do Polimasters, com a chegada do inverno, os atletas politécnicos ficaram sem ter onde treinar, visto que a piscina utilizada normalmente, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepe), não possui aquecimento. Foi a partir do apoio da Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) que foi possível essa troca. O horário cedido à Polimasters foi dado aos Wet Rats, equipe de natação da Poli formada pelos alunos de graduação. Assim os Wet Rats puderam treinar para a competição “InterUSP”, e trouxeram para casa muitas medalhas.

O outro lado da colaboração consistiu em uma assessoria de duas alunas do quinto ano, Júlia e Nicole, em conjunto com o também professor da Poli/USP Alfredo Gay Neto em dois projetos: na análise do problema da corrosão da armadura do concreto sobre a piscina do clube, e na estimativa de carga máxima em sobre uma laje. “Eu enxergo essa consultoria como algo que motiva. É uma maneira de praticar algo visto durante o curso de uma maneira mais profissional”, disse Alfredo. Para Kawano, essa integração é um dos principais objetivos dos Poli Masters. “De um lado, os alunos ensinam os professores para chegar ao nível competitivo na natação, e do outro, os professores orientam os alunos nesses projetos de engenharia”, afirma.

Poli Masters

O projeto surgiu em fevereiro de 2014 com o objetivo de integrar alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Escola Politécnica nas piscinas. Hoje, eles contam com 20 pessoas ativas e cerca de 76 que já participaram de alguma atividade. De acordo com Caio Pantarotto, aluno de Engenharia de Produção da Poli/USP e nadador pela equipe Wet Rats, a grande vitória da equipe foi “reunir pessoas que dificilmente teriam qualquer relação, mas que no esporte elas encontram algum vínculo”. Kawano se mostrou satisfeito com essa parceria, e caso não seja possível continuá-la, há o interesse por parte dos Poli Masters em prospectar outras oportunidades como essa, e reafirma os laços com a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) em projetos futuros.