O professor Karlheinz Brandenburg do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, um dos pioneiros na invenção do MP3, proferirá uma palestra na USP no dia 29 de maio de 2015, às 14h30, no Auditório da Engenharia Elétrica, na Escola Politécnica da USP. O evento é promovido pelo Núcleo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora (NEAC) do Laboratório de Sistemas Integráveis do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP e pelo Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI-USP). A palestra de tema “Fraunhofer IDMT technologies and the future of digital media” será realizada na Av. Professor Luciano Gualberto, trav. 3, 158 – Cidade Universitária, São Paulo – SP.

O Dr. Karlheinz Brandenburg tem sido uma força motriz por trás de algumas das tecnologias de áudio digital mais inovadoras, nomeadamente o mp3 e padrões de áudio MPEG. Ele é aclamado por trabalho pioneiro na codificação de áudio digital. Suas premiações incluem a Medalha de Prata da AES (Audio Engineering Society), o “IEEE Masaru Ibuka Consumer Electronic Award”, o “German Future Award”, que ele compartilha com seus colegas, e a Cruz da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha. Além disso, ele é membro do “Hall of Fame” da Consumer Electronics Association e da Comissão Electrotécnica Internacional (IEC). Em 2009 foi nomeado embaixador do Ano Europeu da Criatividade e Inovação. Em abril de 2014, Brandenburg foi admitido como um Inovador na Internet Hall of Fame. Ele possui três Ph.D. honorários e detém cerca de 100 patentes. É professor no Instituto para Tecnologias de Mídia na Ilmenau University of Technology e diretor do Instituto Fraunhofer para Tecnologias de Mídias Digitais (IDMT) em Ilmenau, na Alemanha.

Resumo da palestra (em ingles):

The talk gives an introduction to current developments in digital media (3D audio and video, automatic analysis of video and audio and more). This includes an introduction into the research topics at the Fraunhofer Institute for Digital Media Technologies in Ilmenau. The broad outline will be an Introduction to Fraunhofer and which technologies are driving the “digital revolution”. Examples for the analysis of audio and video media: Music information retrieval; Recognizing big apes from video material; Recognizing micro sleep while driving; Immersive Audio and Video: State of the art and current work; Examples of IDMT work on immersive audio.