Yokohama National University reforça parceria de longos anos e foca na internacionalização

No dia 22 de maio de 2015 foi assinado acordo que estabelece a criação de um escritório da universidade japonesa Yokohama National University (YNU) na Escola Politécnica da USP. A cerimônia contou com a participação do vice-presidente de Relações Internacionais da YNU, Fumihiko Nakamura, o diretor da Poli-USP, José Roberto Castilho Piqueira, e o diretor superintendente da FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia), André Steagall Gertsenchtein.

“O objetivo deste escritório é se transformar em um ponto de contato entre os alunos politécnicos e de outras instituições de ensino superior aqui do Brasil e da América Latina, de modo a dar enfoque na graduação e também na pós”, explica André Hirakawa, um dos coordenadores do acordo e professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli-USP. O escritório será localizado no prédio do Biênio, e a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) gerenciará seu espaço físico.

A parceria entre a Escola Politécnica da USP e a Yokohama National University começou na década de 1950, e com a abertura deste escritório pretende ampliar a colaboração no âmbito universitário entre essas duas instituições renomadas. Em abril as universidades firmaram um convênio para dupla titulação de doutorado.