Será realizado no dia 25 de junho o Tech Meeting do Consórcio “Desafios tribológicos em motores flex-fuel”, com o objetivo de reunir instituições de pesquisa e empresas para discutir e cooperar em ciência e inovação em tribologia aplicada a motores flex-fuel. O encontro ocorrerá na Secretaria Acadêmica do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).

Tiago Cousseau, pós-doutorando do Laboratório de Fenômeno de Superfícies (LFS) do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, é o organizador do encontro. “Nosso projeto se propõe a aplicar conceitos de tribologia (campo da Física que estuda o atrito), visando melhor entendimento dos fenômenos de atrito e desgaste em motores flex-fuel”, explica.

Segundo Cousseau, o uso de etanol em motores incorpora condicionantes ainda mal entendidas pela ciência, como a possível lavagem e diluição do lubrificante durante a partida a frio, a existência de um ambiente mais corrosivo, ou, de modo geral, alteração no meio ambiente do sistema tribológico, o que já têm resultado em falhas nos componentes de motores.

Os encontros do Consórcio ocorrem trimestralmente e dividem-se em duas partes. Na primeira, apenas os responsáveis de cada instituição ou empresa se reúnem para discutir e definir os próximos passos do Consórcio. A segunda etapa tem apresentações técnicas sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Consórcio. São os chamados Tech Meeting. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita, porém é necessária confirmação de presença pelo email silene@usp.br.

Confira a agenda preliminar (sujeita a alterações):

14:00 – 14:45h – Luis Alberto Breda Mascarenhas (ITA/CCM – SENAI CIMATEC):

Desenvolvimento de uma bancada para testes de válvulas e sedes e avaliação do desgaste utilizando diferentes tipos de análises.

15:00 – 15:45h – Alexander Zuleta (LFS – EPUSP):

Caracterização dos mecanismos de desgaste de válvulas e sedes de motores flex-fuel.

16:00 – 16:45h – Tiago Cousseau (LFS – EPUSP):

Influência da contaminação de combustível no COF