FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

O doutorando da Engenharia Química da Poli/USP, Luís Fernando Mercier Franco, recebeu na Grécia o prêmio Helmut Knapp Award  para a melhor apresentação em pôster feita por um aluno de doutorado ou recém-doutor. A premiação foi conferida durante o 28th European Symposium on Applied Thermodynamics, em Atenas, entre 11 e 14 de junho. O trabalho considerado para o prêmio foi recentemente aceito para publicação no AIChE Journal, um dos periódicos internacionais mais prestigiados na comunidade de engenharia química.

“Em meu trabalho, tento entender como proteínas interagem em solução. Usei a albumina do soro bovino, conhecida como BSA (do inglês,bovine serum albumin). Através da proposição de uma solução analítica para o fator de estrutura, de simulações de Monte Carlo e de experimentos de espalhamento de raios-X a baixo ângulo, busquei prever o potencial de interação entre as moléculas desta proteína em solução.”, resume Franco, que foi escolhido entre dez concorrentes. Além do reconhecimento pelo trabalho, Franco receberá € 500. 

O engenheiro químico é orientando do professor Pedro de Alcântara Pessôa Filho, também do PQI, que acaba de conquistar o Esteban A. Brignole Award – primeira edição da premiação que reconhece o trabalho de pesquisa na área de Termodinâmica Aplicada. 

Print Friendly, PDF & Email