NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DIRETOR DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP

Sobre a Poli-Leste

O curso de Engenharia de Computação (Sistemas Corporativos) foi criado na gestão anterior da Diretoria da Poli-USP, quando o Prof. José Roberto Cardoso, confiando na administração reitoral da época, aceitou, junto com o Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, o desafio de levar nossa escola para essa importante região de São Paulo.

Assumi a Diretoria da Poli quando a primeira turma estava ingressando, em meio ao fechamento do Campus-Leste, agravado pela crise financeira da USP. Conforme prometi, na época, o curso teve continuidade em nossas instalações atuais, à custa de um aumento significativo de cargas horárias dos professores da Poli e dos Institutos de Matemática, Física e Química, responsáveis por parte de nossas matérias básicas.

No ano seguinte, correspondente ao ano letivo de 2015, mais uma turma ingressou e cursa a Poli normalmente. Deve-se ressaltar que, entre os 100 ingressantes nos dois anos, apenas um era morador da Zona Leste de São Paulo e a procura pelo curso era baixíssima.

Assim, a Diretoria da Poli propôs à Congregação uma suspensão temporária do curso e redistribuição das vagas, proposta aprovada com ampla maioria de votos. No Conselho Universitário, órgão máximo de decisão na USP, nova aprovação, com ampla maioria. Logo apareceram os incendiários com afirmações irresponsáveis: o curso fechou, a Poli não vai para a USP e Leste e outros discursos oportunistas.

Os fatos: a Poli, associada a um tradicional curso pré-vestibular, está, neste semestre, oferecendo um “cursinho vestibular” com 60 vagas para alunos carentes da Zona Leste, selecionados pelas comunidades locais. Em conjunto com nossa Comissão de Graduação e Superintendência do Espaço Físico, em colaboração direta com comunidades locais (Padre Ticão), estamos reprojetando a Poli-Leste e, certamente, iremos para lá com bons e bem planejados cursos, levando à Zona Leste a centenária qualidade da Poli.