Abertura teve a participação do ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, formado em Engenharia Civil pela Poli

A quinta edição da Semana Temática de Engenharia Civil e Ambiental (SeTEC) começou nesta segunda-feira, dia 17. A abertura do evento teve a presença da vice-diretora da Escola Politécnica da USP, prof. Liedi Légi Bariani Bernucci, do Chefe do departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, prof. Francisco Cardoso, que estiveram presentes na palestra de abertura, proferida pelo ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, que é formado em Engenharia Civil pela Poli. Este ano, a SeTEC vai discutir o tema “Grandes Cidades”.

setec-n

A vice-diretora lembrou aos estudantes que a Escola Politécnica tem como missão apoiar o Estado de São Paulo no seu desenvolvimento, tendo sido fundada para apoiar a indústria e cumprindo até hoje esse papel, auxiliando órgãos governamentais ou empresas. Segundo a professora, a Poli busca dar aos alunos conhecimentos sólidos para eles que estes tenham uma formação ampla. A Escola almeja que os alunos participem ativamente do desenvolvimento de novas tecnologias, do desenvolvimento econômico do Estado e do Brasil, e colaborem com a independência brasileira em termos de tecnologia para que o país possa se tornar mais competitivo. “Esse evento vai na direção do que desejamos em termos de formação, e a discussão das prioridades que temos que ter no país”, comentou a professora, elogiando a organização do evento.

O prof. Francisco Cardoso, que preside a Comissão de Graduação da Poli, reforçou, em suas palavras, a importância do evento como atividade acadêmica complementar, alinhada com o novo espírito de formação de graduação da Poli-USP, implementada em no novo currículo (EC3). “Faz parte do processo de formação promover eventos, organizar debates e ter iniciativas dessa natureza”, comentou, lembrando a combinação técnica e política do conteúdo das palestras e debates.

A palestra de Alberto Goldman focou na importância do conhecimento técnico e de uma formação de qualidade na gestão pública, explicando seus aspectos políticos que, segundo o ex-governador, devem levar em conta os interesses da sociedade, obervando sempre soluções de médio e longo prazo.

Sobre o evento

Ainda é possível se inscrever para assistir as palestras, mas já não há mais vagas para participar das visitas técnicas previstas na programação. A abertura será realizada no Auditório Francisco Romeu Landi, no prédio da Diretoria da Poli, às 11h. A SeTEC é um evento organizado por alunos da Poli. Seu principal objetivo é aproximar e promover a interação entre estudantes, professores e profissionais das áreas de Engenharias Civil e Ambiental.

O evento mostra que a carreira de Engenheiro abarca mais do que trabalhar com empreendimentos, e destaca as possibilidades de atuação na área de pesquisa e inovação e na elaboração e implementação de políticas públicas. Assim, a programação da SeTEC prevê diversas palestras e atividades como debates, estudos de casos, mesas redondas e visitas técnicas, tratando de um tema de destaque no cenário atual da Engenharia Civil e Ambiental, complementando a formação do aluno fora do ambiente da sala de aula.

O tema “Grandes Cidades” foi escolhido diante da importância do assunto no cenário atual, marcado pelo crescimento desordenado das cidades, processo que impacta sistemas como os de transportes, hídrico e energético, gerenciamento de resíduos, construção civil, entre outros. Os engenheiros cada vez são mais necessários para ajudar no desenvolvimento de soluções para problemas logísticos, administrativos e ambientais que sejam não só viáveis, mas sustentáveis e inovadores, questões que serão abordadas na V SeTEC.

Na programação de painéis e palestras estão previstos temas como o planejamento de cidades sustentáveis; a ação dos empreendedores imobiliários; urbanização de favelas e requalificação de espaços urbanos; e gestão de resíduos. Haverá discussões envolvendo a comparação entre a realidade das metrópoles brasileiras e de outros países. Entre as cinco visitas técnicas programadas pela SeTEC estão uma à estação de tratamento de esgoto da Sabesp; à Favela de Paraisópolis; e ao Centro de Controle Operacional do Metrô.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento: www.setecpoli.com.br, onde também podem ser acessadas todas as informações sobre a Semana, incluindo a programação completa de todos os dias do evento.