Ao todo 126 alunos colaram grau nesta terça-feira, dia 25 de agosto, no auditório prof. Francisco Romeu Landi

A Escola Politécnica da USP realizou, na tarde do dia 25 de agosto de 2015, a cerimônia de colação de grau de 126 estudantes, formados nos dois semestres de 2014, e no primeiro semestre de 2015. Estiveram presentes na cerimônia a vice-diretora da Escola, prof. Liedi Légi Bariani Bernucci, a assistente técnica acadêmica, Angela Teresa Buscema, e, representando todos os pais de alunos, Pierre e Lydia Meriaux, pais Olivier Thierry Frank Chauce. A leitura juramento foi feita pelo aluno Júlio César Bonfim Rosário de Oliveira.

Para um auditório com mais de 200 pessoas, a vice-diretora da Escola lembrou as palavras do primeiro diretor da Poli em seu discurso para a primeira turma de engenheiros. “A nossa pátria mais que qualquer outra precisa da colaboração ativa e eficaz de seus engenheiros. Não vos desanimes, pois se nos primeiros momentos de vossa vida prática, não puderdes vos colocar nas posições que vos competem pelos vossos estudos especiais e pelas suas aptidões, não esmoreçam. Essas mesmas aptidões e esses conhecimentos técnicos que aqui adquiristes, vos habilitarão sempre a concorrer para que as novas indústrias se fundem, e que as existentes se desenvolvam melhor. A todos os colegas que hoje deixam essa Escola, desejo a máxima felicidade, pedindo que nunca esqueçam que profissão de engenheiro consiste em bem utilizar as forças da natureza em proveito do bem estar e engrandecimento da sociedade, e que portanto só aquele que assim proceder será verdadeiramente engenheiro e terá concorrido para o bem estar”.

A professora completou esses dizeres ressaltando que as palavras de esperança e confiança nos jovens engenheiros ditas pelo engenheiro ditas pelo diretor Paula Souza são similares as de hoje. “Hoje, após 122 anos da fundação da Escola, creiam, caros alunos, nos sentimos e expressamos neste momento a mesma esperança na formação em que seus pais e responsáveis lhes concederam, e na formação que a Escola vos deu. O país depende de vocês. Não se esqueçam dessa responsabilidade, e que vocês têm a habilitação e a inteligência necessárias. Sejam éticos, respeitem a diversidade, pensem nas gerações futuras, e no patrimônio físico e de ideias que vocês construirão e deixarão para as próximas gerações”, concluiu a diretora.