Um grupo de 25 crianças da Associação Aquarela aprendeu os primeiros passos em programação.

O CEE Solidário, integrado por alunos do curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, realizou no dia 3 de outubro, no Laboratório de Engenharia de Software (LabSoft) da Poli, o evento “A Hora do Código”, que contou com a participação de 25 crianças da Associação Aquarela. A iniciativa recebeu apoio da Diretoria da Poli, que ajudou com o transporte para levar as crianças até a USP.

O objetivo principal da atividade é despertar o interesse das crianças pela computação. O evento começou com as atividades básicas do “Hour of Code”, uma plataforma online que ensina os primeiros passos em programação para ambientar as crianças com a lógica da programação em blocos.

Houve uma pausa para almoço e depois elas tiveram a oportunidade de fazer seus próprios jogos usando outra plataforma, a Scratch, elaborada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Cada uma apresentou seu projeto aos demais participantes ao final.

Toda a atividade contou com a orientação de 25 monitores, alunos da Poli que se inscreveram e atuaram como voluntários na execução da atividade, ensinando programação – havia um monitor por criança no evento.

Fundada em 1996, a Associação Aquarela é uma organização não governamental localizada no bairro do Jaguaré, zona oeste de São Paulo, próxima do campus da USP no Butantã. Atende crianças e adolescentes, na faixa dos seis aos 15 anos, moradores da comunidade Nova Jaguaré, a maior favela em área contínua da cidade de São Paulo.

As fotos do evento estão disponíveis no perfil do CEE Solidário no Facebook – https://www.facebook.com/CEE.Solidario