Aprender a utilizar os equipamentos do Laboratório de Geomática é essencial para a formação dos engenheiros de petróleo

A diretoria da Escola Politécnica da USP inaugurou, no dia 27 de outubro, o Laboratório de Geomática do campus de Santos, que dá suporte às atividades das disciplinas de Geomática e Informações Espaciais para o curso de Engenharia de Petróleo, oferecido na cidade desde 2012. Os investimentos nos equipamentos foi feito pela direção da Poli-USP, que tem o desenvolvimento do campus de Santos como uma das prioridades da gestão.

O laboratório foi criado com o objetivo de capacitar estudantes e usuários para trabalhos de levantamento de dados espaciais e impulsionar o desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração com agências de fomento e empresas que utilizam as informações espaciais. Coordenado pelo professor do departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Poli, Cleyton de Carvalho Carneiro, a infraestrutura do laboratório dará suporte ao ensino das disciplinas do curso de Engenharia de Petróleo que utilizam os diversos tópicos de Geomática, compreendendo desde o levantamento dos dados especializados até os métodos de locação e desenvolvimento cartográfico.

O laboratório de Geomática do campus de Santos da USP possui 10 estações totais, instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias, 10 níveis ópticos, cuja finalidade trata da medição de desníveis entre pontos que estão em alturas distintas, e seus respectivos equipamentos periféricos.