Etapa final acontece dia 7 de novembro. Haverá também atividade de divulgação dos cursos de Engenharia da Poli junto aos participantes da competição

No próximo sábado (07/11), será realizada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) a última fase da 32ª edição da Olimpíada Paulista de Matemática. Um total de 455 alunos do ensino fundamental e médio de escolas do Estado de São Paulo participará da competição nessa fase. A primeira fase contou com 30 mil alunos.

A Olimpíada será realizada nos prédios do Biênio e da Engenharia de Produção, e começará às 8h. Uma comissão de 40 professores irá corrigir as provas no mesmo dia e o anúncio dos resultados e cerimônia de premiação ocorrerão no Parlatino do Memorial da América Latina, também no dia 7 de novembro, às 16h30, aproveitando que os alunos que estudam no interior de São Paulo ainda estarão na cidade. Serão premiados os 18 melhores alunos de cada nível, divididos em escolas particulares e escolas públicas, que receberão três medalhas de ouro, seis de prata e nove de bronze.

A prova terá cinco questões dissertativas.  “As questões que apresentamos são baseadas nos programas curriculares das escolas, mas propomos exercícios desafiadores, diferentes, intrigantes e divertidos, que levam os alunos a aprofundarem seus estudos e despertam o interesse deles pela Matemática e suas diversas áreas”, destaca o presidente das Olimpíadas, professor Pablo Ganassim.

Atraindo os melhores – Durante a Olimpíada, a Escola Politécnica terá uma equipe de seis pessoas, funcionários do Escritório de Relacionamento e alunos da Poli, para fazer a divulgação dos cursos de Engenharia disponíveis na USP, dos programas da Universidade, como o de permanência estudantil, e de programas da própria Poli, como o de intercâmbio.

“Trata-se de um público de interesse da Poli. São estudantes do ensino médio, e em final de Olimpíada, ou seja, são os melhores estudantes em Matemática, uma área das Ciências Exatas compreendida como pré-requisito para aqueles que têm predisposição para a Engenharia”, destaca Júnior Rocha, do Escritório de Relacionamento da Poli. “Vamos também aproveitar o tempo que antecede a prova para colocar os alunos da Poli em contato com esses estudantes, para propiciar a troca de experiências e apresentar as diversas modalidades de Engenharia que temos aqui”, acrescenta.

Os participantes da Olimpíada também receberão material impresso sobre a Escola, elaborado especialmente para o público do ensino fundamental e médio, que ainda está procurando definir qual carreira seguirá no ensino superior.

************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA: