Acesse aqui as fotos do evento.

Na quinta-feira, dia 29 de outubro, os estudantes do campus de São Paulo da Poli-USP participaram de uma cerimônia de premiação dos seus trabalhos finais das disciplinas Informações Espaciais I e Geomática I. A premiação anual é tradicional no departamento de Engenharia de Transportes da Poli-USP, e os vencedores receberam medalhas, certificados e prêmios, para os grupos de cada turma. Os prêmios em dinheiro foram de R$1000 para o primeiro colocado, R$500 para o segundo e R$250 para o terceiro, valores doados pela Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) e pela empresa CENEGEO.

Os trabalhos consistiram na confecção de uma planta topográfica, contendo informações espacializadas de elementos identificados por medidas de ângulos e distâncias, tais como curvas de nível, limites e demais objetos. A disposição de elementos espaciais são essenciais ao desenvolvimento das obras de engenharia, como nos diversos campos da construção civil.

Participaram do evento a vice-diretora da Poli, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, os professores do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR), Denizar Blitzkow, Prof. Jorge Pimentel Cintra, Edvaldo Simões da Fonseca Jr e Flávio Guilherme Vaz de Almeida Filho, e o professor aposentado pelo PTR, Nicola Pacileo, atual membro do conselho deliberativo da Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP).

O professor Jorge Pimentel Cintra comentou que a premiação é realizada desde 2002, e tem a finalidade de mostrar que os alunos fizeram um trabalho de qualidade profissional. “Isso é um estímulo para (o aluno) continuar estudando e trabalhando de forma profissional”. A vice-diretora da Escola parabenizou os professores da disciplina, que proporciona aos alunos o contato com a prática da engenharia e com os trabalhos em grupo. “Raramente você verá um engenheiro trabalhando só. É muito raro, em situações muito peculiares, e mesmo os consultores não trabalham sozinhos. Trabalhar em equipe e tem que ser constante, o que é muito incentivado nesta disciplina”.

A professora lembrou aos alunos que a Poli tem 122 anos de tradição, porém não deixa de buscar a modernidade, com novas técnicas de ensino, e o que é possível fazer para tornar mais agradável o aprendizado. “A Escola foi fundada pelo professor Paula Souza para formar engenheiros e apoiar o desenvolvimento do Estado de São Paulo relacionado à indústria, e ela ajuda a transformar o Estado, porque naquela época aquelas pessoas sábias e com visão de futuro entenderam que a riqueza não estaria mais só relacionada à questão agrária e de grandes fazendas, eram visionários”. A vice-diretora afirmou, por fim, que a Escola continua perseguindo o objetivo de formar engenheiros para apoiar a sociedade paulista. “Trabalhando para o desenvolvimento da sociedade, para melhorar a engenharia, e sendo éticos”.

Confira a lista dos vencedores:

1º lugar

Arthur Vezneyan Zotareli Rosa