Competição entre melhores projetos será realizada neste sábado na Escola Politécnica

A Escola Politécnica da USP realizará neste sábado, dia 14 de novembro, às 10h, uma competição entre projetos de robótica dos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica, que será realizada no saguão do prédio da Engenharia Mecânica. O projeto faz parte das aulas, e os estudantes de terceiro ano se dividem em equipes e devem projetar e construir um protótipo que possa resolver um problema real da sociedade.

Neste semestre, o desafio foi construir um pequeno robô, capaz de se movimentar em um ambiente sem iluminação e fora do campo de visão dos controladores, para coletar um artefato, potencialmente perigoso, e colocá-lo em um local seguro. “Este artefato contém um sensor que dispara um alarme se for manuseado de maneira incorreta pelo robô”, explica o professor Nicola Getschko, do departamento de Engenharia Mecatrônica da Poli-USP. “O projeto é importante, pois permite que os alunos de Engenharia simulem com realismo todas as etapas de um projeto”.

Neste sábado, haverá uma competição entre as 23 equipes que disputarão entre si por meio de eliminatória simples. Cada prova terá 2 minutos, e será vencedora a equipe que conseguir colocar o artefato no local correto, sem que o alarme tenha disparado. Essa disciplina existe desde 2007, toda a infraestrutura é fornecida pela Escola Politécnica, além do apoio de técnicos e professores, e cada equipe custeia seu próprio projeto.