FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Último dia do Workshop de Petróleo da USP teve mesa redonda com representantes da USP, Petrobrás e Prefeitura de Santos

Na manhã desta sexta-feira, dia 6 de novembro, o último dia do 3º Workshop do Petróleo da USP foi iniciado com uma mesa redonda com o tema “O Futuro da Indústria de óleo e gás no Brasil”. O debate foi mediado pelo professor da Escola Politécnica da USP, Cleyton Carneiro de Carvalho, e participaram o gerente geral da Unidade Operacional da Baixada Santista, Oswaldo Kawakami, o economista especialista em energia e professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP), Edmilson Moutinho do Santos, o chefe do núcleo de fiscalização da medição da produção de petróleo e gás natural e coordenador da ANP, Luiz Henrique de Oliveira Bispo, e a secretária do meio ambiente da cidade de Santos, Débora Blanco Bastos Dias.

Oswaldo Kawakami apresentou um histórico da exploração do petróleo no Brasil, desde a fundação da Petrobrás em 1953, até o início da exploração do pré-sal, em 2010. O gerente geral da Petrobrás na Baixada Santista explicou também como é feita a regulamentação do setor petrolífero no Brasil. O professor Edmilson Moutinho do Santos fez uma contextualização da crise petroleira, explicando o colapso dos preços internacionais do petróleo, a crise nos países produtores de matéria prima e os impactos macro e micro econômicos no Brasil, concluindo sua exposição com a perspecitiva de que os cenários energéticos com estimativas para 2050 ainda são favoráveis aos usos do Petróleo e gás natural.

O coordenador da ANP traçou um detalhado cenário da indústria do petróleo, regulamentado e fiscalizado pela agência, da legislação à aplicação do sistema de fiscalização da produção. Por fim, a secretária de meio ambiente apresentou um histórico do desenvolvimento socioeconômico da baixada santista, e como a prefeitura está articulando alternativas para manter o desenvolvimento da cidade de Santos.

O professor Cleyton Carneiro de Carvalho comentou que o desenvolvimento de formas de pensar a energia, seja a partir dos desafios tecnológicos atuais, ou mesmo na construção de uma matriz energética diferente, necessita da atuação conjunta de diferentes especialistas. “A interação de entidades governamentais, agentes diversos da sociedade, pesquisadores e demais acadêmicos, empresas bem como estudantes, promovem perspectivas do conhecimento a partir de múltiplos pontos de vista. Desse modo, a reunião de especialistas gabaritados desenvolvida no Workshop de Petróleo permitiu a geração de discussão ampla e aprofundada levando em conta esses aspectos”.

Sobre o Workshop

Os estudantes do Capítulo Estudantil da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE) da Poli Santos realizaram a terceira edição do Workshop de Petróleo da USP de 3 a 6 de novembro, em Santos. O evento teve como objetivo difundir conhecimentos técnicos e pessoais de profissionais da área de petróleo, aproximar os alunos universitários da indústria e promover uma interação entre as universidades da região.

Print Friendly, PDF & Email