Ecoswim é um importante momento de integração entre a comunidade politécnica e praticantes de natação de toda a Grande São Paulo

Estudantes da Escola Politécnica da USP realizaram, no último sábado, dia 14 de novembro, mais uma edição do evento de natação Ecoswim, competição lúdica que reúne apaixonados pela natação em benefício de uma causa ambiental, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André. No dia do evento, compareceram 600 nadadores, distribuídos por 45 equipes, e que nadaram juntos mais de 200 mil metros.

No Ecoswim, as equipes de natação se encontram para participar de uma competição divertida, que oferece interação em um ambiente não convencional, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente. Entre os troféus distribuídos estão a equipe de natação VO2, que nadou a maior metragem do dia, alcançando a marca de 5775m; a equipe Amigos do Papi, que com 32 inscritos ganhou o prêmio de maior equipe do dia.

Sobre o evento

O Ecoswim é realizado todos os anos, e qualquer pessoa pode participar, pois não há restrição de idade ou nível técnico, e o principal objetivo é a integração. As inscrições podem ser feitas por equipes e são distribuídos prêmios para a melhor equipe por horário, em termos gerais e maior número de participantes.

O evento surgiu em 2007, criado pela equipe de natação da Escola Politécnica da USP, baseado na experiência da edição brasileira do “World Swim Against Malaria”, evento de natação realizado para angariar fundos para uma organização que luta contra a malária. Os alunos da Poli optaram por apoiar a causa ambiental, e já na primeira edição reuniram um público de 600 atletas. Nas edições seguintes o público cresceu e o Ecoswim se consolidou como um evento único que une a prática da natação à causa ambiental. O dinheiro das inscrições é repassado para a ONG IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas, que realiza reflorestamento na região da Cantareira e se dedicada à conservação da biodiversidade em bases científicas.

A edição de 2015 do Ecoswim recebeu o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Santo André, que cedeu o espaço e materiais para a realização do evento.