Yuji Suzuki, da Universidade de Tóquio, vai falar sobre a captura da energia presente no ambiente para uso em diversos dispositivos

Um dos grandes desafios científicos e tecnológicos que têm atraído a atenção dos pesquisadores na academia é como capturar a energia presente no ambiente em razão de movimentos de objetos, da vibração de estruturas, ou do próprio movimento humano para direcioná-la aos diversos dispositivos eletrônicos disponíveis hoje. Chamada de energy harvesting, numa tradução literal, “colheita de energia”, essa tecnologia ainda é pouco estudada no Brasil.

Diante desse quadro, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) traz ao País uma autoridade no assunto, o professor Yuji Suzuki, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Tóquio. Ele apresentará a palestra “Vibration Energy Harvesting for Internet of Things (IoT)” no dia 27 de novembro, no Anfiteatro do Prédio de Engenharia Mecânica da Poli.

Além de professor na Universidade de Tóquio, Suzuki é diretor da Divisão de Micro e Nanociência e Tecnologia da The Japan Society of Mechanical Engineering (JSME). “O professor Suzuki atua nas áreas de energia e micromecânica, e pesquisa e desenvolve equipamentos para energy harvesting”, conta o professor Jurandir Yanagihara, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli (PME), organizador da palestra.

Entre as várias fontes de energia presentes no ambiente, temos a solar, a eólica, a térmica, e também energia gerada pelo movimento ou vibrações de estruturas físicas e do corpo humano. Essa energia pode ser capturada para abastecer dispositivos que consomem pouca energia, como relógios, celulares, tocadores de música etc. No contexto de ampliação da Internet das Coisas, em que os equipamentos se comunicam entre si e com a web, e da geração de energia de forma sustentável, capturar essa energia já disponível é uma estratégia muito relevante. O limite desta tecnologia é a completa autonomia dos dispositivos eletrônicos, sem necessidade de recarga.

“Um exemplo deste conceito são os relógios de pulso em que próprio movimento dos braços gera energia para o relógio”, lembra Yanagihara, que tem um projeto cooperativo coordenado conjuntamente com o professor Suziki para intercâmbio de professores e alunos de pós-graduação da Poli que atuam nas áreas de Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Aeronáutica e Micro-Mecânica.

Intercâmbio em Engenharia – “O propósito da palestra com o professor Suzuki é divulgar esse assunto ao público em geral, despertar a atenção da comunidade acadêmica para esse campo de pesquisa, que precisa ser mais explorado no Brasil, e atrair mais estudantes da pós-graduação e professores da Poli para nosso programa de intercâmbio com a Universidade de Tóquio nas áreas já mencionadas, e dentre as quais estão os estudos em energy harvesting”, explica.

O convênio com a instituição japonesa já foi estabelecido com a USP, e a Poli é uma das unidades da universidade brasileira que integram o programa de intercâmbio. Docentes e alunos da pós que pertencem à Poli interessados em desenvolver projetos em cooperação com a Universidade de Tóquio podem entrar em contato diretamente com o professor Jurandir Yanagihara pelo email jiy@usp.br.

Palestra “Vibration Energy Harvesting for Internet of Things (IoT)”

Data e horário: 27 de novembro (sexta-feira), das 10h às 12h.

Local: Anfiteatro do Prédio de Engenharia Mecânica. (Av. Prof. Mello Moraes, 2.231, Cidade Universitária.)

O evento será em inglês, sem tradução simultânea. Confirmar presença pelo email eventos@poli.usp.br

***********************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA