Fotos

O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar de São Paulo esteve na Escola Politécnica da USP nesta terça-feira, dia 24, para fazer uma apresentação sobre os usos da robótica em Segurança Pública. O evento foi coordenado pelos professores Nicola Getschko e Rodrigo Lima Stoeterau, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli-USP, e o palestrante convidado foi Major PM Adriano Giovaninni, que havia participado, no dia 14 de novembro, de uma competição entre projetos de robótica dos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica, no qual os estudantes construíram um pequeno robô para coletar um artefato, potencialmente perigoso, e colocá-lo em um local seguro.

Durante o evento, a equipe do GATE apresentou os robôs e demais equipamentos utilizados nas operações antibomba, como funcionam e quais as necessidades atendidas. O Major contou que a Polícia Militar prima pela tecnologia utilizada nestas ações, e ressaltou que com criatividade os futuros engenheiros ali presentes podem contribuir com o desenvolvimento de uma indústria nacional que produza esses equipamentos.