Trata-se da primeira mulher a receber a honraria pela entidade

[Fotos do evento]

A Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) homenageou ontem a professora Liedi Legi Bariani Bernucci, docente do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) e vice-diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), como “Professora do Ano”. É a primeira vez que uma mulher é escolhida pela AEP para a homenagem. A cerimônia foi realizada ontem (26/11), no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, da Poli, e contou com as presenças do diretor da Escola, professor José Roberto Castilho Piqueira, do presidente da AEP, Kamal Mattar, de alunos, amigos e familiares da docente.

Muito emocionada, Liedi agradeceu a seus colegas, alunos, amigos e família pelo apoio recebido ao longo de sua carreira. “A coisa de que mais gosto na minha vida é ser professora”, disse. Ao falar do apoio da família, ela recordou de um dos ensinamentos de seu pai. “Estudar é o passaporte para a liberdade”, lembrou. Ela agradeceu sua mãe pela paciência e carinho, e seus filhos e marido pelo apoio. “Esse é um momento muito feliz da minha vida. Ser professora é muito, muito…”, encerrou a homenageada, sob aplausos, sem conseguir concluir a declaração, emocionada ao falar sobre a homenagem da AEP.

“Essa solenidade é de grande importância para esta Escola, pois seleciona um de nossos professores para representar nosso corpo docente. Quando a professora Liedi é homenageada, todos somos homenageados, e ficamos felizes por isso”, destacou Piqueira. “Além da excelente formação técnica e moral, Liedi tem uma firmeza muito grande na condução dessa Escola”, prosseguiu.

O diretor da Poli lembrou, ainda, que é importante que os dirigentes da Poli continuem atuando na docência, pesquisa e orientação de alunos, atividades que a professora homenageada consegue executar muito bem, segundo Piqueira. “Ela continua trazendo bons projetos para a nossa Escola, que resultam não só em mais recursos para a Poli, mas que contribuem para ampliar o prestígio de que a Poli desfruta, então a homenagem da AEP é um prêmio mais do que merecido”, finalizou o diretor.

Além de Piqueira, o mais jovem conselheiro da AEP, Guilherme Turra, formado em Engenharia Mecânica pela Poli em 2006, fez um breve discurso no qual elogiou a competência de Liedi como professora e pesquisadora, destacando não apenas sua formação e trajetória acadêmica, mas seu apoio a atividades da AEP como a concessão de bolsas de estudo para aqueles que não podiam custear sua formação, bolsas de iniciação científica, gestão de carreiras e outras iniciativas da Associação.

A professora doutora Maria Eugenia Gimenez Boscov, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF) da Poli, deu um emocionado depoimento sobre Liedi, de quem é amiga há 40 anos. Ela também recordou os tempos em que moraram juntas quanto estudaram na Suíça, do gosto de Liedi por fazer reformas, como Engenheira Civil que é, e de suas muitas conquistas profissionais, como o fato de ter obtido nota 10 no doutorado e das 25 notas 10 na apresentação de sua livre docência na USP. “É uma mulher de visão e de coração”, elogiou a amiga.

Competência reconhecida – Graduada em Engenharia Civil pela Poli em 1981, Liedi Bernucci fez mestrado em Engenharia Geotécnica na USP, concluído em 1987. Parte da pesquisa foi desenvolvida no Institut Fuer Grundbau und Bodenmechanik – Eidgenoessische Technische Hochschule Zürich (ETHZ), na Suíça, onde permaneceu de 1984 a 1986 e fez também seu doutorado sanduíche. Finalizou seu doutorado em Engenharia de Transportes pela USP em 1995. Realizou sua Livre-Docência em 2001 e tornou-se, em 2006, Professora Titular da Poli, da qual é docente desde 1986.

Foi a primeira mulher a ser chefe de departamento – no caso, de Engenharia de Transportes, cargo que ocupou até março de 2014 – e também a primeira a ocupar um cargo de vice-diretora na Poli. Desde 1995 é a coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP) do Departamento de Engenharia de Transportes.

É uma pesquisadora reconhecida por sua competência, tanto pela academia como pelo setor produtivo na área de Infraestrutura de Transportes: Vias Urbanas, Rodovias, Aeroportos e Ferrovias. Autora do Livro “Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros”, juntamente com Laura M.G. Motta, Jorge A P Ceratti e Jorge B. Soares; publicou mais de 160 trabalhos. Coordena e orienta projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento, agências e por empresas públicas e privadas. Foi coordenadora da Comissão de Asfalto do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), em 2007; do 19º Encontro de Asfalto, em 2008; e também da área científica do Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões em 2009 e em 2011.