A Escola Estadual Santos Dias da Silva (EESDS) realizou, no dia 27 de novembro de 2015, sua terceira Olimpíada de Robótica, com inúmeras atividades promovidas por professores e protagonizadas por seus estudantes. O evento é uma iniciativa dos professores Luiz Tadeu Juvenal e Cleyton Ferreira dos Santos, com o suporte do professor da Escola Politécnica da USP, Edvaldo Simões da Fonseca Junior, do Departamento de Engenharia de Transportes e colaborador do Programa de Pré-Iniciação Científica da Poli-USP. A competição foi feita com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia entre os jovens.

A proposta de despertar o interesse dos jovens pela vocação científica por meio da interação da Universidade de São Paulo com as instituições públicas de ensino, com a participação em atividades científicas, tecnológicas e de pesquisa, apoiado pelo Programa de Pré-Iniciação Científica da Poli-USP, foi o que permitiu aos jovens estudantes de Pré-Iniciação Científica da EESDS serem protagonistas de uma Olimpíada de Robótica, explicou o professor Edvaldo Fonseca.

A equipe do Escritório de Relacionamento da Poli-USP, que organiza atividades de divulgação dos cursos da de graduação da Poli-USP junto aos vestibulandos, facilitou a participação da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), para incentivar o evento e seus competidores. “Afinal, tudo isso é resultado de uma iniciativa de inclusão e de aprimoramento de conhecimentos como complemento de formação pessoal e de cidadania derivada do Programa de Pré-IC da Poli, programa de inserção social e de estímulo à pesquisa que é apoiado pela FDTE”, comentou Júnior Rocha, funcionário da Poli responsável pelo Escritório de Relacionamento.

A Olimpíada foi estruturada em categorias, sempre pautadas pelo conteúdo prático e teórico absorvido durante as aulas de Pré-IC. Para manter a motivação, a Equipe ThundeRatz de Robótica da Poli-USP participou do evento e realizou demonstrações de seus robôs e atuaram como comissão julgadora em cada uma das categorias da competição.