Cerca de 20 funcionários da Escola Politécnica da USP participaram, na manhã da última quarta-feira, dia 16 de março, de um mutirão realizado em algumas áreas da Cidade Universitária para identificar e limpar possíveis focos onde o mosquito Aedes aegypti possa se reproduzir. A ação foi realizada nos dias 16 e 17, e contou com a participação de diversas unidades, que cederam funcionários para contribuírem. A Poli-USP participou por iniciativa de sua Comissão Interna de Combate à Dengue, que já realiza vistorias constantemente em seus prédios e em seu entorno, como uma maneira de informar os funcionários, de maneira que estes se tornem multiplicadores das informações recebidas nos treinamentos.

A ação foi promovida pela Prefeitura do Campus da USP da Capital, com a participação Secretaria Municipal de Saúde (Supervisão de Vigilância em Saúde – SUVIS Butantã), empresa BR3 Biotecnologia, Exército Brasileiro, Superintendência de Segurança, Faculdade de Saúde Pública e Comissões de Prevenção à Dengue. No primeiro momento, os participantes tiveram receberam informações sobre como a USP tem combatido o mosquito, sobre as doenças transmitidas e como prevenir a reprodução do mosquito, com a bióloga Daniella Vilela, do Serviço de Saúde Ambiental (SVSA) da Prefeitura do Campus USP da Capital, e com um representante da Faculdade de Saúde Pública, Paulo Urbinatti. Os funcionários conheceram o produto utilizado pela USP em locais onde não é possível eliminar água parada, como os espelhos d’água. O produto DengueTech é um inseticida biológico e mata as larvas do mosquito Aedes, agindo por pelo menos 60 dias e deixando o local livre de focos de reprodução.

Após as receberem as informações, os colaboradores foram divididos em equipes e fizeram a vistoria de pontos do campus como a avenida da raia olímpica, a Av. Professor Mello Moraes, onde foram encontrados diversos resíduos como copos e garrafas descartáveis, possíveis focos para a reprodução do mosquito.

Veja as fotos no link.