Atividades serão voltadas para soluções móveis, como aplicativos, Internet das Coisas, realidade virtual e games

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Samsung inauguraram hoje (14/03) o laboratório OCEAN USP, onde serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de aplicativos móveis, Internet das Coisas, realidade virtual e games, com estímulo ao empreendedorismo. O novo laboratório tem 300 metros quadrados e está situado no prédio do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, no campus do Butantã, em São Paulo. Além da cerimônia de inauguração, houve uma visita ao laboratório, onde alunos da Poli estavam expondo projetos em andamento e que poderão ganhar mais velocidade e nova escala com o uso da infraestrutura do laboratório e da expertise da empresa.

O laboratório é equipado com sensores e processadores para Internet das Coisas, óculos de realidade virtual, smartphones de várias versões e tamanhos de telas, entre outras tecnologias. Ele será utilizado em aulas de graduação e pós-graduação, nas atividades de pesquisa do Departamento e de outras unidades da Poli, e também vai oferecer cursos para a comunidade.

“Essas tecnologias, aliadas aos nossos conhecimento e trabalhos de pesquisa em Engenharia de Produção, nos permite fazer vários avanços, como pesquisas em manufatura avançada e outros temas das demais Engenharias da Escola Politécnica”, destaca Eduardo Zancul, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e um dos coordenadores do OCEAN USP. Segundo o docente, outras empresas têm procurado a Poli para, nessa plataforma, realizar trabalhos conjuntos.

O professor José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Poli, abriu a solenidade de inauguração e lembrou da tradição da Escola no trabalho em parceria com o setor empresarial. “A inauguração deste laboratório representa mais um passo no sentido de cumprir nosso papel na universidade, que é formar pessoas capazes de transformar o sistema produtivo”, afirma.

O chefe do Departamento de Engenharia de Produção, professor Fernando José Barbin Laurindo, ressaltou o potencial do novo laboratório de gerar inovações. “Que este seja o começo de uma série de parcerias, de forma a compartilharmos o espaço para iniciativas conjuntas que nos ajudem a cumprir nosso papel de gerar profissionais excelentes e conhecimento, pois é assim que vamos melhorar o País.”

O professor Gilberto Carlotti Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação da USP, afirmou que a inovação deveria ser uma obrigação da Universidade, e não uma atividade periférica e questionável, já que é um caminho para a transferência do conhecimento. O professor José Eduardo Krieger, pró-reitor de Pesquisa da USP, lembrou que essa é uma das mais difíceis missões da universidade: converter conhecimento em riqueza.

O diretor de Estratégia de Negócios e Inovação da Samsung para a América Latina, Gabriel Farias, lembrou que a empresa já possuía uma unidade do OCEAN, implantada na Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus, onde foram capacitadas mais de 25 mil pessoas. A iniciativa com a parceria da Poli-USP se encaixaria na estratégia de inovação da empresa, com a oferta de ferramentas para buscar novas ideias que possam gerar novos produtos para o mercado.

“Com o OCEAN USP queremos ir além, porque agora a gente vai unir a criatividade e o talento dos alunos da USP nessa comunidade de inovadores, desenvolvedores”, afirmou. Já o vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung na América Latina, Mario Laffitte, destacou as possibilidades da inovação aberta, que gera maior potencial para o surgimento de novas ideias, projetos, produtos e soluções. “Esperamos que ele seja um hub para que outras empresas possam desfrutar desse ambiente.”

Veja fotos do evento em: https://www.flickr.com/photos/poliusp/albums/72157667075486886