Sistema foi testado em parque estadual de Santos e pode ser utilizado para monitorar acesso ilegal a área de preservação ambiental

A equipe do professor Linilson Padovese, do Laboratório de Dinâmica e Instrumentação (Ladin) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), desenvolveu um equipamento autônomo de monitoramento acústico submarino. A tecnologia está em teste no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, distante 42 quilômetros da costa, e também em Alcatrazes, arquipélago no litoral norte paulista. Ambas são regiões protegidas, e a tecnologia serve para monitorar e impedir o acesso ilegal de navios, já que captura o som dos navios quando estão ainda muito distantes das áreas monitoradas.

O equipamento é composto por um hidrofone, uma espécie de microfone especial para captar ondas sonoras embaixo d’água, além de um conjunto eletrônico de gravação e baterias. Os produtos importados são muito caros e difíceis de serem adquiridos, pois têm uso militar. A equipe do professor Padovese resolveu, então, desenvolver uma tecnologia nacional que, entre outras inovações, consome pouca energia e utiliza cartões SD, de câmeras fotográficas, para o registro dos sons. A reportagem completa está na Revista Fapesp.