Evento fez parte das comemorações dos 60 anos de parceria entre as instituições

Oito engenheiros navais foram homenageados ontem (09/05) na cerimônia de comemoração dos 60 anos da parceria entre a Escola Politécnica da USP e a Marinha do Brasil. Docentes da Poli e profissionais da Marinha receberam a placa comemorativa, incluindo o professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli (PNV) Oscar Brito Augusto, que faleceu no dia 27 de abril. Sua filha, Cecília, representou a família no evento.

Confira aqui um breve currículo dos profissionais homenageados:

Vice-Almirante (Refº-EN) Elcio de Sá Freitas

Mestre em Engenharia Civil e Naval pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, é o Oficial que mais tempo exerceu o cargo de Diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo (por 8 anos e 8 meses), de 1973 a 1981. Exerceu também o cargo Diretor de Engenharia Naval, entre 1984 e 1990. É autor do livro “A Busca de Grandeza”, obra voltada ao desenvolvimento da Engenharia Naval Militar no Brasil.

Professor Dr. Hernani Luiz Brinati

Egresso do curso de engenharia naval em 1966, fez mestrado em engenharia naval na USP (1971) e em engenharia mecânica (1973) no MIT e obteve seu doutorado em engenharia naval na USP (1976). Obteve a livre-docência em 1991 e tornou-se professor titular em 1994. Foi professor do departamento entre os anos de 1967 e 2013, e, por três ocasiões, exerceu o cargo de Chefe do departamento. Professor da área de Máquinas Marítimas, foi também coordenador do programa de formação de recursos humanos PRH-19 da Agência Nacional de Petróleo por mais de dez anos.  Hoje, segue atuando como professor colaborador do departamento, onde ministra disciplina e coordena o curso de Introdução à Engenharia.

Vice-Almirante (Refº-EN) Mauro Ormeu Cardoso Amorelli

Engenheiro Naval formado pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, ministrou aulas na Escola Politécnica da USP por nove anos, no período de 1966 a 1975, com relevante contribuição na implantação de cursos de pós-graduação nessa Escola. Exerceu ainda o cargo de Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, entre 1986 e 1992.

Professor Dr. Marco Antonio Brinati

Engenheiro Naval formado em 1966, Mestre (1971) e Doutor em Engenharia Naval (1977), sempre pela Escola Politécnica da USP. No MIT, obteve os diplomas de Master of Science in Operations Research e de Ocean Engineer (1974). Obteve os títulos de Livre Docente, em 1985, de Professor Adjunto, em 1987, e o cargo de Professor Titular em 1990, todos pela Escola Politécnica da USP. Foi professor do departamento entre os anos de 1967 e 2013. Foi também coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia Naval e Oceânica entre 2005 e 2008 e Coordenador do curso de graduação em Engenharia Naval entre 2009 e 2012. Professor da área de Transporte Marítimo e Fluvial e Planejamento Portuário, foi agraciado por 4 vezes como paraninfo dos formandos em engenharia naval nos últimos 10 anos de carreira. Atualmente, continua colaborando com o departamento, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação.

O Capitão de Mar e Guerra (Refº-EN) Jorge Pinheiro da Costa Veiga

Engenheiro Naval e Doutor em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP, com Mestrado em Transportes Marítimos e Construção Naval pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, foi Diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, no período de 1983 a 1985.

Professor Dr. Oscar Brito Augusto (in memoriam)

Formou-se em engenharia naval e oceânica pela Poli em 1980, onde também obteve seu mestrado (1982) e doutorado em engenharia naval (1987). Neste mesmo ano, passou a integrar o corpo docente do departamento de engenharia naval. Atuando sempre na área de Estruturas Navais e Oceânicas, foi Chefe do Departamento entre os anos de 2006 e 2008. Foi presidente da Comissão de Graduação da Escola Politécnica por dez anos, entre 1999 e 2008, em parte dos quais atuou também como Assessor da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Exerceu suas funções no departamento até o final do ano de 2015, quando se aposentou prematuramente em decorrência de problemas de saúde. Infelizmente, o Prof. Oscar Brito Augusto faleceu no último dia 27 de abril.

Capitão de Mar e Guerra (Refº-EN) Antonio Aniello Troccoli

Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da USP, foi Diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo entre 1987 e 1988. Atualmente, participa do projeto SICAM (Sistema Integrado de Controle do Arsenal de Marinha), que envolve militares do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo e Professores da Escola Politécnica da USP.

Professor Dr. Toshi-ichi Tachibana

Formou-se em Engenharia Naval pela Poli em 1968, fez seu mestrado em Engenharia Naval na Yokohama National University (1974) e seu doutorado em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1977). Trabalhou no IPT por mais de 25 anos, onde foi diretor da Divisão de Engenharia Naval e, posteriormente, da Divisão de Tecnologia de Transportes. Iniciou seu trabalho no departamento em 1969, onde atuou principalmente na área de Hidrodinâmica Experimental. É Doutor Honoris causa pela Yokohama National University (2010). Atualmente é professor colaborador no departamento de engenharia naval, onde coordena os estágios supervisionados dos alunos de graduação, professor visitante da Universidade Federal do Pará e consultor da Japan International Cooperation Agency – JICA, além de diretor do Hospital Santa Cruz.