Uso de imagens de sensoriamento remoto para mapear deslizamentos em rodovias foi tema do doutorado de Luis Augusto Manfré.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Fundação Abertis realizam a cerimônia de entrega do 1° Prêmio Cátedra Abertis-USP de Gestão de Infraestruturas de Transportes de Melhor Tese de Doutorado e Melhor Dissertação de Mestrado de 2015 na área de Engenharia de Transportes no Brasil. O evento será realizado no dia 1º de julho, no prédio do Departamento de Engenharia Civil da Poli, no campus da USP no Butantã, em São Paulo.

A Poli-USP foi premiada na categoria Melhor Tese de Doutorado. Sob orientação do professor José Alberto Quintanilha, do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) da Poli, o pesquisador Luis Augusto Manfré trabalhou no uso de imagens de sensoriamento remoto para identificar e mapear as áreas de deslizamentos associadas a rodovias. Saiba mais aqui

Como melhor dissertação de mestrado foi escolhida uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará. Também serão premiados dois trabalhos na categoria Menção Honrosa, um em doutorado e outro em mestrado. Ambos são da Escola de Engenharia de São Carlos da USP. A premiação é patrocinada pela Chairs Abertis International Network Arteris e tem apoio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet).

Para participar do evento é preciso confirmar presença até dia 29 de junho, com Diomária, pelo telefone (11) 3091-5485, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Confira abaixo a programação:

9h00 – 9h30

Abertura do evento com café da manhã – Apresentação institucional da USP e da empresa Arteris.

9h30 – 9h50

Prêmio de Melhor Tese de Doutorado “Identificação e mapeamento de áreas de deslizamentos associadas a rodovias utilizando imagens de sensoriamento remoto”, de autoria de Luis Augusto Manfré, orientado pelo Prof. Dr. José Alberto Quintanilha, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

9h50 – 10h10

Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado “Evaluation of the coarse aggregate influence in the fatigue damage using fine aggregate matrices with different maximum nominal sizes”, de autoria de Reuber Arrais Freire, orientado pela Profa. Dra. Verônica T. F. Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará.

10h10 – 10h30

Menção Honrosa de Doutorado “Medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil”, de autoria de José Elievam Bessa Júnior, orientado pelo Prof. Dr. José Reynaldo Anselmo Setti, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

10h30 – 10h50

Menção Honrosa de Mestrado “Análise de percepção da sinalização vertical por parte do condutor, utilizando ambientes simulados de direção: um estudo de caso na Rodovia BR-116”, de autoria de Miguel Andres Castilho Rangel, orientado pela Profa. Dra. Ana Paula Camargo Larocca, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

10h50 – 11h00

Entrega dos prêmios e encerramento.

Serviço:
Data: 01 de Julho de 2016