Ciclo Básico oferece conteúdos elementares das disciplinas regulares e que alunos muitas vezes não dominam por causa da defasagem do ensino na rede pública.

O Cursinho Pré-Vestibular do Grêmio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) está com inscrições abertas para o Ciclo Básico, uma espécie de “pré-cursinho”, ou seja, um curso preparado para os estudantes que têm defasagem em relação ao conteúdo que aprenderam na escola e o que é exigido nos vestibulares. Essa nova modalidade aborda os conteúdos básicos das disciplinas que são cobradas nos vestibulares: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.

“Muitos dos alunos ingressantes na turma regular enfrentam uma grande dificuldade de acompanhar as matérias porque não dominam os conhecimentos mais básicos das disciplinas, dada a deficiência na formação escolar que se acumula desde o ensino fundamental”, explica Daniel Szente Fonseca, diretor do cursinho do Grêmio Politécnico. “Ao não dominarem esses conhecimentos básicos, não conseguem avançar nas respectivas matérias e nem em outras que precisam daquele conhecimento, comprometendo seu estudo. Por exemplo, por não saberem fazer conta com uso de porcentagem e fração, um conteúdo da Matemática, apresentam dificuldade na compreensão da Genética, matéria de Biologia que utiliza esses conhecimentos matemáticos”, exemplifica.

Dessa forma, com o Ciclo Básico, o Grêmio pretende que os alunos tenham maior aproveitamento quando partirem para um cursinho regular. Outro objetivo é oferecer um conteúdo que ajude esses estudantes nos exames de processos de seleção existentes em cursinhos pré-vestibulares gratuitos ou comerciais já existentes e, também, incentivar os que desistiram da ideia de prestar vestibular a voltar aos bancos escolares, aprendendo ou recuperando conceitos elementares das disciplinas. “Também é uma forma de ajudarmos esses estudantes a desenvolverem um método de estudo, ou seja, literalmente ensiná-los a estudar. É comum ouvirmos os alunos dizerem que não sabem como estudar porque não precisavam fazer isso nas escolas que frequentaram”, conta.

O cursinho do Grêmio Politécnico oferece ainda dois programas de apoio extra-classe. Na tutoria, é designado um tutor ao aluno que irá acompanhar o estudante ao longo do ano, saberá suas notas e dará orientações para sanar as problemas. Há também o apoio de professores ‘particulares’. Nesse caso, o professor em questão estuda junto com o aluno para entender onde estão as dificuldades e ajudá-lo de forma pontual e objetiva com os conteúdos.

Inscrições e processo seletivo – Serão ferecidas até 70 vagas para alunos exclusivamente da rede pública de ensino, de preferência que estejam cursando o último ano do ensino médio. As inscrições devem ser feitas pelo site do Grêmio Politécnico até 12 de julho. O processo de seleção terá duas etapas. Dia 17 de julho será realizada a prova, com questões de múltipla escolha sobre os conteúdos regulares do ensino médio. Nos dias 21 e 23 de julho, os alunos que atingirem a nota mínima (a ser definida por uma nota de corte) serão chamados para a segunda fase, uma entrevista, na qual serão avaliadas as questões sócio-econômicas e motivação dos candidatos.

As informações completas, incluindo a ficha de inscrição, estão disponíveis no site do Grêmio. Além das vagas para o Ciclo Básico, estão abertas as inscrições para 35 vagas remanescentes do cursinho regular, cujas informações podem ser consultadas nesse mesmo endereço. Para contatar o Grêmio, utilize o Facebook.

***********************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA