Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) concorre na categoria inovação desenvolvida por ICT em colaboração com empresa.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) é uma das finalistas no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2016, com o projeto do Simulador Marítimo Hidroviário (SMH). Promovido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a iniciativa tem por objetivo reconhecer e premiar tecnologias inovadoras, que tenham aplicabilidade nas indústrias dos setores representados, e que foram desenvolvidas por instituições de ciência e tecnologia e empresas nacionais com recursos da Cláusula de P,D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), que prevê que um percentual da receita obtida pelas empresas na exploração de petróleo e gás natural  seja aplicado em projetos científicos e tecnológicos.

O SMH é um sistema 100% nacional, que reproduz no computador condições do mar e outras variáveis de alguns dos principais portos brasileiros, além da situação de embarcações – vazia ou carregada, por exemplo. O equipamento foi desenvolvido por uma equipe coordenada pelo professor Eduardo Aoun Tannuri, do Tanque de Provas Numérico (TPN), laboratório da Poli.

O sistema concorre no Prêmio ANP na Categoria 1 – Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional em colaboração com empresa petrolífera. “Este resultado mostra a importância do trabalho de pesquisa de nossos professores, alunos e técnicos e da parceria com o setor produtivo no sentido de usarmos o conhecimento científico e a Engenharia para a geração de inovações que impactam positivamente no desenvolvimento do Brasil”, destaca a vice-diretora da Poli, professora Liedi Legi Bariani Bernucci.

O vencedor de cada categoria será anunciado no dia 28 de julho de 2016, em local e horário a ser confirmado. Saiba mais sobre o Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) no site da Poli