Ambiente virtual permitirá que ex-alunos entrem em contato com a universidade.

Já está no ar o Alumni USP, plataforma que permite a ex-alunos formados pela Universidade de São Paulo criarem perfis e entrar em contato com colegas graduados e com a própria instituição.

O site funciona como uma rede social, criada para aproximar a USP de seus antigos estudantes. “Isso é importantíssimo, todas as grandes universidades do mundo tem uma forma de manter esse contato”, diz o professor da Poli, Antônio Mauro Saraiva, um dos três docentes encarregados de fazer a plataforma deslanchar dentro da Escola Politécnica. “Para nós é importante saber a trajetória dos alunos ao longo da carreira”, completa.

Segundo Saraiva, a importância deste acompanhamento está em saber se o que foi ensinado aos alunos reflete em suas realizações profissionais, bem como entender o impacto das oscilações do mercado em suas carreiras. “Como agora algumas áreas da engenharia estão prejudicadas pela crise econômica, especialmente a parte de construção, por exemplo, pode se esperar que muitos alunos irão trabalhar em outras áreas”, diz ele, que cita o setor financeiro como uma provável alternativa.

O Alumni USP é de simples funcionamento. Cada ex-aluno possui um cadastro inicial e, para utilizar a rede, é necessário ativá-lo no primeiro acesso. Depois de incluir seus dados pessoais, o usuário poderá entrar em contato com suas turmas da graduação, mestrado etc, além de expor seu currículo e histórico profissional. Para facilitar este processo, o sistema ainda conta com conexões com o LinkedIn e o Lattes.

O projeto de criar uma plataforma dessas não partiu da USP, mas sim de Etienne Cartolano, pesquisador da Poli que atualmente está no exterior. “Até onde eu sei foi a primeira vez em que a USP pegou um programa de terceiros e incorporou, isto é, está fazendo disso um sistema da corporação da universidade”, acrescenta Saraiva.

O professor defende que não somente a universidade tem a ganhar com essa aproximação, como também os ex-alunos que se inscreverem na rede. “Acredito que a gente nunca deve se desvincular”, diz ele, ressaltando a importância de se fazer parte de um grupo em nossa sociedade.

Além disso, os usuários poderão se informar sobre o atual estado da USP e o que ela tem a oferecer a eles. “Mesmo quem está no mercado não para de se atualizar. E a Escola oferece muitos cursos de atualização, então é importante que as pessoas saibam e façam esse contato”, completa.

O Alumni USP já está disponível em boa parte das unidades da instituição, e a previsão é de que até o final do ano ele esteja em todas as faculdades. Os ex-alunos da Poli podem acessar a plataforma aqui

(Com informações da Jornalismo Júnior, por Rafael Battaglia Popp)