De 24 a 28 de Julho uma equipe de professores, pesquisadores e estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) representa o Brasil no principal evento de computação gráfica e interatividade do mundo: 43º International Conference and Exhibition on Computer Graphics & Interactive Techniques (SIGGRAPH).

Na oportunidade, serão apresentados dois projetos relacionados a realidade virtual e aumentada: VR THOR e CyberArchaeology. “Estamos orgulhosos de fazer parte deste evento. De fato, há algum tempo que nossas pesquisas tecnológicas têm sido reconhecidas pela comunidade científica internacional. No Siggraph, por exemplo, apresentaremos nossos trabalhos ao lado de pesquisadores da Nasa, Sony, Disney, Carnegie Mellon University e Keio University. Ou seja, estamos na vanguarda da pesquisa em realidade virtual e queremos continuar neste nível, produzindo conhecimento e dispositivos tecnológicos de impacto não apenas para o mundo acadêmico, mas também para a sociedade”, enfatiza Marcelo Knörich Zuffo, que é Professor-Titular na USP e Coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP).

Conforme Zuffo, o projeto VR THOR tem recebido grande visibilidade na comunidade científica e corporações tecnológicas, pois se trata de uma solução inovadora para o treinamento e prevenção de acidentes na manutenção de redes elétricas de elevada potência. Além do mais, este sistema de realidade virtual e aumentada apresenta técnicas de interações avançadas, permitindo que o usuário realize seus movimentos naturais do corpo e visualize estas ações em tempo real no espaço virtual. “Neste projeto temos uma série de fatores que geram a sensação de imersão total do indivíduo noutra realidade. Por exemplo, a qualidade gráfica do cenário 3D e a rastreamento da posição exata de objetos do mundo real a serem transpostos para o mundo virtual criam uma noção de realidade semelhante àquela percebida pelo sujeito no seu habitat natural”, explica o professor.

Por sua vez, o projeto CyberArchaeology apresenta um modelo virtual para a exploração de sítios arqueológicos de uma forma não-destrutiva. “Um dos grandes problemas da exploração arqueológica está no fato de que muitas pessoas não podem povoar o espaço de pesquisa, pois trata-se de um local extremamente frágil e de condições efêmeras. A própria natureza age de forma destrutiva sobre as rochas, pinturas rupestres e demais elementos primitivos. Então, através de um ambiente de realidade virtual, podemos registrar e preservar não apenas as informações destes espaços, mas proporcionar às pessoas que explorem este cenário como se lá realmente estivessem”, enfatiza Zuffo. Ou seja, para criar uma ferramenta que permite os arqueólogos a continuar o seu processo de observação exploratória e, até mesmo, visualizar as diferentes etapas do processo de escavação, a equipe de pesquisadores da USP criou um sofisticado ambiente de realidade virtual. “A construção desta ferramenta envolveu uma série de discussões com profissionais da área e visitas a um sítio arqueológico no qual foram coletados dados in loco com recursos tecnológicos de alto desempenho: scanners 3D, fotometria, filmagens 360º, drones, entre outros. Após essa exaustiva recolha de dados foram executados trabalhos em laboratório de design e programação, no qual conseguimos transformar a enorme quantidade de dados digitais recolhidos numa versão amigável para o usuário”, detalha o pesquisador Eduardo Zilles Borba, que também é pós-doutorando e professor-assistente em realidade virtual na USP. Para permitir que os arqueólogos tenham a sensação de teletransporte para o sítio arqueológico o projeto permite que o cenário seja visualizado em escala real através dos óculos de realidade virtual (Oculus Rift) e que os objetos sejam manipulados com dispositivos de interações tridimensionais (Razer Hydra).

A equipe de pesquisadores em ambos os projetos é formada por Marcelo Knörich Zuffo, Roseli de Deus Lopes, Eduardo Zilles Borba, Olavo Belloc, Mario Nagamura, André Montes, Luiz Paulucci, Márcio Almeida, Márcio Cabral, Douglas Santos, Tainá Saboia, Luís Costa, Astolfo Araújo (USP) e Régis Kopper e David Zielinski (Duke University). Entre as atividades realizadas pela equipe de pesquisadores do CITI-USP também é necessário ressaltar as pesquisas em Caverna Digital que completam 15 anos em 2016, sendo os pioneiros nos estudos com este tipo de interface com a realidade virtual na América Latina.

VR THOR: USP desenvolveu ambiente de realidade virtual para manutenção de redes elétricas

Créditos: divulgação.

– Para infos dos projetos:

SIGGRAPH 2016 – http://s2016.siggraph.org/vr-village

VR THOR – www.googledrive.com/host/0B90r9dsp9ZLDX2pSS3NsVUVOVkE/

CyberArcheology – www.googledrive.com/host/0B90r9dsp9ZLDaWVxZUNieE5zREU/

– Telefones para contato:

Professor Dr. Marcelo Knörich Zuffo – (11) 3091-4248

(mkzuffo@lsi.usp.br)