Aulas com professor Dongsheng Wen vão abordar os avanços científicos em nanotecnologia aplicada a energia

O pesquisador Dongsheng Wen, Chair Professor da Escola de Engenharia Química e de Processos da prestigiada Universidade de Leeds, do Reino Unido, estará entre 22 de agosto e 2 de setembro na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) para ministrar o curso PME 5427 – Nanotechnology for Energy Applications dirigido aos alunos de pós-graduação da Poli e da USP, e de áreas afins. Ele é professor visitante no Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (“Research Centre for Gas Innovation” – RCGI), sediado na Poli. As matrículas deverão ser realizadas até a semana anterior ao início do curso, na secretaria de origem do aluno. São oferecidas 30 vagas.

As aplicações da nanotecnologia em engenharia, especialmente em engenharia térmica, é um campo emergente. “O campo de aplicação da nanotecnologia tem crescido sistematicamente nos últimos anos em várias áreas do conhecimento. Esse curso visa estabelecer e fomentar o interesse por esse assunto com objetivo da sua aplicação em processos térmicos e energéticos”, destaca o professor José R. Simões Moreira, do Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos (SISEA) do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli.

O programa foi pensado de forma a apresentar aos estudantes os conceitos básicos e fundamentais da nanotecnologia, com vistas a suas aplicações no campo da engenharia térmica e energia. Espera-se que, ao final do curso, os participantes tenham familiaridade não só com os conceitos, mas com as potenciais aplicações da nanotecnologia, e que possam fazer uso desses conhecimentos em suas vidas profissionais.

Quem é Dongsheng Wen

Graduado na Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Beijing, com mestrado pela Universidade Tsinghua e doutorado pela Universidade de Oxford, o professor Dongsheng Wen pesquisa o largo espectro envolvendo Engenharia e Nanotecnologia, e é um líder entre os cientistas que atuam no campo de nanomateriais para aplicações em Energia e na Medicina. Entre seus temas de pesquisa atualmente estão nanotecnologia aplicada ao setor de petróleo e gás; nanofluidos para intensificação de transferência de calor; nanocombustíveis para armazenamento de energia; nanoondas para aplicações médicas (nanowave for medical applications); e escoamento e transferência de calor em nanoescala (nanoscale flow and heat transfer).

Suas pesquisas recebem apoio da União Europeia por meio de acordos de parceira com empresas industriais, totalizando mais de 30 projetos, incluindo o suporte do European Research Council Consolidator Grant, que aprovou € 2 milhões para seus projetos. Atualmente ele também lidera uma equipe multidisciplinar de pesquisadores que envolve mais de 20 doutorandos e pós-doutorandos, já tendo publicado mais de 140 artigos técnico-científicos, com mais de 3.600 citações.

Veja abaixo os tópicos do curso a ser ministrado pelo professor Wen em inglês na Poli-USP:

1. Introduction: nanotechnology, nanoparticles, and colloid systems;
  2. Nanoparticle engineering: production, characterization and properties;
  3. Nanoparticle-fluid system: fundamentals, stability, DLVO theory etc;
  4. Nanoparticle-fluid system applications:
  5. Heat transfer intensification;
  6. Efficient solar energy capture (including solar desalination + refrigeration);
  7. Energy storage and nanofuels;
  8. Oil and gas exploration and production;