Escola participa do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, que oferece cursos gratuitos para essa faixa etária.Inscrições terminam dia 29 de julho

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) abriu vagas para 13 diferentes cursos e atividades no âmbito do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. As inscrições para participação estão abertas até o dia 29 de julho. Os cursos são gratuitos e a grande maioria é disciplina regular, ou seja, são temas estudados também  pelos alunos da graduação.

Alguns não exigem requisito prévio, enquanto para outros, devido ao conteúdo técnico-científico, pedem formação no ensino médio ou envio de currículo do candidato para análise por parte do docente responsável, de forma a garantir que os participantes realmente aproveitem as aulas. Em geral, são oferecidas em torno de duas a três vagas para cada curso. Para saber se há requisitos, os dias, horários e locais nos quais os cursos se realizam, e acessar o formulário de inscrição, é só ir ao site oficial do programa. (link http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/usp3idade/)

Há vagas para cursos que não tratam de temas vinculados apenas ao campo da Engenharia, como “Empreendedorismo e Criação de Modelos de Negócios”, para o qual é desejável ter experiência como empresário; “Tecnologia e Desenvolvimento Social II”, que não tem pré-requisito para ser cursado; e a atividade didático-cultural “Biografias em filmes”, a ser realizada no Departamento de Engenharia Química da Poli, e que vai debater e propor reflexões aos participantes sobre suas próprias vidas, com base em filmes que retratem a biografia de homens e mulheres que legaram ao mundo exemplos positivos ou negativos de conduta.

Entre os cursos oferecidos pela Poli com temas mais específicos da Engenharia estão o de “Tecnologia e Gestão da Produção de Obras Civis: Princípios e Fundamentos”; “Práticas de Oficina para Engenharia Mecânica”; “Mecânica dos Sólidos II”; e “Expressão Gráfica em Engenharia Mecânica”. Para estes não há pré-requisito. Para outros, que são diretamente vinculados a área de Engenharia, mas exigem algum conhecimento prévio, pede-se o envio de currículo ou agendamento de entrevista com o docente responsável: “Princípios de Engenharia de Tráfego”; “Economia e Planejamento de Sistemas de Transportes”; e “Pavimentos”. Para o curso “Máquinas Térmicas” é pedido conhecimentos prévios obtidos em outros cursos.

São oferecidas, ainda, vagas em discuplinas da Poli de áreas correlatas à Engenharia, como “Topografia para Faculdade de Arquitetura e Urbanismo” e “Topografia para Geologia”, que requerem análise de currículo ou entrevista com o interessado a ser feita pelos docentes responsáveis pelas aulas.

Saiba mais sobre o programa:

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade oferece, no total, 4.300 vagas em 483 cursos ou atividades realizados nos campi da USP em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. As aulas terão início em agosto e vão até o início de dezembro. No caso das atividades complementares, cada Unidade define o período das aulas. “Ao mesmo tempo em que abre as portas da USP para um grande contingente de pessoas da terceira idade, também oferece uma oportunidade de intercâmbio para os alunos e professores que já estão inseridos neste universo”, explica o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo Roméro.

A relação completa das atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade para o segundo semestre de 2016 está disponível no site do programa (link http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/usp3idade/). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-9183 ou pelo e-mail 3idade@usp.br.