Edital da AUCANI é parte do programa USP-Santander de Mobilidade Docente e incentiva as parcerias com pesquisadores do exterior

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) montou uma comissão para selecionar projetos a serem indicados para concorrer aos recursos disponibilizados no edital 527/2016 da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), uma ação do Programa USP-Santander de Mobilidade Docente. O edital oferece R$ 9,6 mil como auxílio para missões de docentes ao exterior, com o objetivo de consolidar parcerias internacionais para seus projetos de pesquisa.

Só puderam participar do processo professores contratados a partir de 1º de janeiro de 2013, uma forma de incentivar os novos docentes a ampliar suas relações de cooperação e procurar parceiros em outros países. A Poli-USP tem 56 professores contratados nesse período. Desse grupo, oito apresentaram projetos. A comissão selecionou os dois melhores e os indicou para a AUCANI. Recomendou ainda outros três para uma eventual lista de espera.

Pelo edital, cada unidade da USP poderia indicar até duas propostas, cujo resultado final deve ser divulgado em 19 de agosto. “Como havia essa condição de contorno, nós decidimos formar uma comissão para pré-avaliar as propostas da Poli, de forma a encaminharmos projetos bem estruturados, que têm mais chance de obter recursos”, explica o diretor da Poli, professor José Roberto Castilho Piqueira.

Na prospecção, a Poli ressaltou que os docentes apresentassem projetos em que já tivessem uma efetiva relação internacional em andamento, precisando apenas fortalecer a parceria, e que não tivessem outras possibilidades de financiamento, como, por exemplo, integrar editais de projetos temáticos de agências de fomento.

A seleção foi feita com base nos critérios de relevância do tema; impacto da proposta; metodologia da proposta; clareza dos objetivos e metas; equipes com cooperação anterior ao edital; apresentação de publicações em coautoria.

Os projetos selecionados

Um dos projetos indicados para a AUCANI é do professor Moisés Teles dos Santos, do Departamento de Engenharia Química (PQI), em parceria com o professor Vincent Gerbaud, da Université Toulouse III, na França, cujo tema é “Solventes e Lubrificantes Alternativos Derivados de Biomassa Vegetal: Técnicas Computacionais de Geração e Avaliação de Moléculas”. O outro selecionado foi o projeto do professor Alfredo Gay Neto, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF), com o professor Peter Wriggers, da Leibniz Universitat-Hannover, na Alemanha. O tema é “Novos Desenvolvimentos em Mecânica Computacional do Contato Entre Corpos”.

Fizeram parte da comissão de análise dos projetos os professores Henrique Lindenberg Neto, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Poli (CRInt); Gilberto Francisco Martha de Souza, presidente em exercício da Comissão de Pesquisa (CPq); e Cristiano Magalhães Panazio, membro da CPq.