FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Parceria com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo trará especialistas renomados de diversas instituições nacionais e internacionais

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo realizarão, nos dias 3 e 4 de novembro, o Seminário Internacional Qualidade das Águas Costeiras – International Workshop on Coastal Water Quality. O evento será realizado na cidade de Santos, SP, e pretende apresentar pontos de vistas, nacionais e internacionais, sobre a qualidade das águas costeiras e a disposição de esgotos sanitários através de emissários submarinos. “O objetivo principal é obter contribuições relevantes para o processo de tomada de decisão relacionado à seleção de alternativas para sistemas de gerenciamento de esgoto em cidades costeiras”, explicam os coordenadores do evento, professor da Poli-USP, Jayme Pinto Ortiz e Engenheiro da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Américo de Oliveira Sampaio. O Seminário será realizado no Teatro Guarany, que fica na Praça dos Andradas, 100, no bairro do Centro da cidade de Santos, SP. As inscrições podem ser realizadas pelo link http://sites.poli.usp.br/eventos/SeminarioQAC/

De acordo com o Relatório de Balneabilidade de 2011, o litoral de São Paulo tem uma população de mais de dois milhões de pessoas, que pode duplicar-se no verão e só atinge uma taxa de coleta de águas residuais de 56% em média. Nos últimos anos, os investimentos do governo de São Paulo e do Banco do Japão têm permitido uma melhora significativa nas taxas de coleta e no tratamento de águas residuais na costa de São Paulo. “No entanto, continua a ser necessário melhorar as alternativas técnicas, com uma mais ampla visão do problema”, explicam os coordenadores do evento.

Vários pesquisadores reconhecidos da área, tanto nacionais quanto internacionais, foram convidados para expor e debater trabalhos focados em temas como descarga de efluentes sanitários, projeto e construção de emissários submarinos, balneabilidade, rios costeiros, sistemas de drenagem de cidades costeiras, legislação ambiental e impacto ambiental. A qualidade das águas costeiras é sempre influenciada pelas condições de saneamento básico das cidades litorâneas. Isso se deve ao fato que, nas regiões costeiras, os efluentes, tanto domésticos quanto industriais, têm como destino final o oceano, seja através de canais naturais, rios costeiros ou diretamente nas praias, muitas vezes sem tratamento prévio.

Sobre a programação

O primeiro dia do evento terá a participação dos pesquisadores convidados para a apresentação das suas pesquisas e das suas experiências. Dentre os convidados nacionais o evento contará com a presença de professores da USP, UFRJ, UFPR, UNISANTA, e de especialistas da SABESP, CASAN-SC. Dentre os  convidados internacionais o evento contará com a presença de professor do Georgia Institute of Technology – USA, de Consultor do BID e de engenheiro do INCREA – Espanha.

No segundo dia, acontecerão várias palestras e painéis para a discussão dos temas tratados com a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Santos, da CETESB, da SABESP, de Prefeituras do litoral paulista , dentre outros convidados.

Serviço

Seminário Internacional Qualidade das Águas Costeiras

Data: 3 e 4 de novembro, durante todo o dia.

Local: Teatro Guarany, que fica na Praça dos Andradas, 100, no bairro do Centro da cidade de Santos, SP.

Inscrições: http://sites.poli.usp.br/eventos/SeminarioQAC/

Print Friendly, PDF & Email