Melhor tese de Engenharia é de Fernando Mitsuyama Cardoso, que foi orientado pelo professor do PTC Sérgio Shiguemi Furuie

Duas teses de doutorado desenvolvidas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) se destacaram no Prêmio Tese Destaque USP de 2016. Uma conquistou primeiro lugar e outra recebeu menção honrosa. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pós-graduação da USP tem o objetivo de dar destaque às teses defendidas nos programas de pós-graduação da Universidade, nas grandes áreas de conhecimento, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa. O Prêmio deste ano contemplou 25 doutores em nove áreas do conhecimento.

Na grande área Engenharia, o trabalho vencedor foi a tese “Estimativa do movimento de estruturas em imagens ecográficas”, do doutor Fernando Mitsuyama Cardoso. Ele foi orientado pelo professor doutor Sérgio Shiguemi Furuie, do Departamento de Engenharia de Telecomunicaões e Controle (PTC) da Poli. A Escola conquistou, ainda, uma menção honrosa, com a pesquisa “Desenvolvimento de técnicas avançadas para a modelagem dos regimes elastohidrodinâmico e misto de lubrificação de mancais de deslizamento”, tese de doutorado de Francisco José Profito, orientado pelo professor doutor Demetrio Cornilios Zachariadis, do Departamento de Engenharia Mecânica (PME) da Poli.

A cerimônia de premiação está prevista para o dia 28 de setembro, às 14h, no Conselho Universitário (CO). O autor da Tese Destaque USP receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil. Já o orientador, R$ 5 mil, na forma de auxílio financeiro para custear despesas relacionadas a eventos, como inscrição, passagens aéreas, hospedagem, alimentação e locomoção. Os autores e orientadores da Tese Destaque USP e das Teses Menção Honrosa também recebem um diploma da premiação. Os recursos para a premiação são provenientes de Convênio USP/Santander. Mais informações no site da Pró-Reitoria de Pós-graduação da USP.

Link: http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/noticias/2793-resultado-premio-tese-destaque-usp-2016