FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Professor do Imperial College London ministra minicurso na nova sede do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (RCGI), na Poli-USP

O Professor Marc Stettler, do Imperial College London, estará no Brasil entre os dias 21 e 23 de setembro para ministrar o curso Transporte e Ambiente, que ocorrerá nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo. Stettler é professor no Centro para Estudos dos Transportes (Centre for Transport Studies), do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Imperial College. Suas pesquisas visam quantificar e reduzir os impactos ambientais dos transportes por meio do uso de uma escala de medição de emissões e de ferramentas de modelagem.

Patrocinado pelo Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo (PRH-ANP) e pelo Sustainable Gas Institute (SGI), o curso está sendo promovido por pesquisadores do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) que realizam uma pesquisa sobre a implantação de um corredor azul no estado de São Paulo. Este projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (Research Centre for Gas Innovation – RCGI), que também promove o evento.

 “Acreditamos que a vinda do Professor Stettler vai gerar uma grande contribuição para os projetos do RCGI, especialmente para o nosso, justamente na modelagem dos impactos ambientais no contexto da utilização de combustíveis alternativos, no transporte em geral – terrestre, hidroviário e aéreo – e em veículos pesados”, afirma Thiago Brito, doutorando do IEE e membro da equipe do projeto.

 “É um curso introdutório que vai tratar basicamente da questão: como os transportes impactam o ambiente? O Marc Stettler é especialista em modelagem, mais precisamente com o objetivo de medir e quantificar esses impactos”, explica.

O curso está dividido em quatro módulos de quatro horas cada um. No dia 21, o módulo 1 ocupa toda a manhã (8h às 12h). No dia 22 acontecem os módulos 2 (8h às 12h) e 3 (14h às 18h) e no dia 23 uma atividade em grupo fecha o seminário, no módulo 4 (14h às 18h). Os encontros acontecem na nova sede do RCGI, marcando a inauguração do espaço, que fica no prédio da Engenharia Mecânica da Poli-USP (Av. Prof. Mello Moraes, 2.231, Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.rcgi.poli.usp.br/events-2016/spring-workshop-seminar-in-transport-and-its-environment/

Print Friendly, PDF & Email