A equipe Poli Atlas, formada por alunos de graduação da Poli-USP, ficou com a terceira colocação, a Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste, que aconteceu na Escola de Engenharia de Piracicaba, no interior paulista, no último final de semana, 17 e 18 de setembro. A Poli Atlas também levou o título de Melhor Equipe em Slalon.

Os alunos da Poli são orientados pelo Prof. Dr. Marcelo Alves, integrante do Centro de Engenharia Automotiva (CEA), no desenvolvimento e construção do carro Baja para a competição.

A Etapa Sudeste é uma preparatória para a disputa nacional realizada anualmente no primeiro semestre e teve a participação de 29 equipes, oriundas de instituições de ensino de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No sábado, 17, os juízes, todos engenheiros da indústria da mobilidade, avaliaram os Baja SAE (projetados e construídos dentro das instituições de ensino) nos quesitos segurança, motor, conforto e frenagem, suspensão, capacidade de tração e dirigibilidade; e as equipes que fizeram apresentação teórica dos projetos. No domingo, 18, ocorreu o enduro de resistência, num terreno acidentado, com três horas de duração. As equipes da Universidade Federal de Minas Gerais e da Escola de Engenharia de São Carlos da USP venceram em 1º e 2º lugares, respectivamente.

Carros – Os veículos off-road Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenv olvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.