Atividades serão realizadas dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Escola Politécnica da USP, com o apoio da Prefeitura de Santos, realizará uma série de atividades relacionadas à divulgação da ciência e tecnologia entre os dias 18 e 22 de outubro. Segundo os organizadores, a programação terá palestras com o tema da Semana Nacional, que será “Ciência Alimentando o Brasil”, mas também terá outras atividades sobre a Engenharia de Petróleo, que é a especialidade dos professores e alunos da Poli presentes em Santos.

Nos dias 18 e 19 de outubro, as atividades serão realizadas no prédio Cesário Bastos, construção centenária  onde a Escola oferece o curso de Engenharia de Petróleo em Santos desde 2012. No dia 18, pela manhã, entre 9h e 12h, haverá palestras sobre “Meio ambiente e alimentação”, com professores da Engenharia Ambiental, e temas sobre ar, água e terra. Outros palestrantes abordarão também temas referentes à Reciclagem e sobre “Biogeografia Cultural” e os processos migratórios. Já no dia 19, durante a tarde, entre 13h30 e 16h30, no auditório, serão realizadas palestras centradas na Engenharia de Petróleo. Além disso, nestes dias ocorrerão visitas aos laboratórios e demonstrações científicas, onde professores e alunos estarão à disposição para conversar com o público sobre a Poli, a USP e a indústria de Óleo e Gás.

Nos dias 21 e 22 de outubro, entre 9h e 21h, os pesquisadores da Poli Santos levarão alguns experimentos para serem demonstrados no Teatro Municipal Brás Cubas (endereço abaixo), como a operação de um veículo submarino como os utilizados na exploração de petróleo no Pré-Sal (a mesma demonstração que estará disponível no Cesário Bastos em 18 e 19/10). Ali, também o público poderá conhecer as atividades da USP por meio dos professores e alunos.

Evento nacional

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida em 9 de Junho de 2004, e está na 13ª edição, que será realizada de 17 a 23 de outubro de 2016. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação geral do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), e localmente coordenada pelas prefeituras e suas secretarias. O evento tem como objetivo aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo atividades que congreguem centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

“Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Santos”

Outras informações pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br.

Locais:

Poli-Santos

Endereço: Praça Cel. Narciso Andrade, s/nº. Av. Ana Costa com a Av. Rangel Pestana, ao lado da CET.

Vila Matias – Santos-SP – CEP 11013-560

Teatro Municipal Brás Cubas

Endereço: Centro Cultural Patricia Galvão – Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – VIla Mathias, Santos – SP, 11075-907