Além do seminário, será realizada, no dia 27 de outubro, a “Open House” do PMI, quando o departamento abre suas portas para visitantes

Serão realizadas no dia 27 de outubro a segunda Palestra APEMI e o “Open House” do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Poli. Ambas as atividades são gratuitas. A palestra irá discutir um assunto que tem preocupado toda a sociedade e, em especial, o setor de mineração:

A Palestra APEMI é resultado de uma parceria entre o PMI e a Associação Paulista de Engenheiros de Minas (Apemi) e está na sua segunda edição. O palestrante, o engenheiro de Minas Manoel Jorge Diniz Dias, vai falar sobre o tema “Explosivos: de notável instrumento da Engenharia de Implosão à ferramenta do crime”.

Dias é graduado em Engenharia de Minas pela Poli-USP. Começou sua carreira no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em 1980, atuando como responsável pelo controle de vibrações e detonações controladas na construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em seguida, foi convidado a trabalhar na Fábrica de Explosivos Britanite, onde teve a oportunidade de atuar diretamente na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Nos anos seguintes, se transformou em consultor da empresa e, paralelamente, iniciou sua trajetória no mundo das implosões junto a outro engenheiro, Hugo Takahashi.

Ao todo, Dias já comandou mais de 80 implosões de prédios, como o edifício Gironda (Santos, 1990); o Presídio da Ilha Grande (Rio de Janeiro, 1994), o Edifício Palace II (Rio de Janeiro, 1998); o Complexo Prisional do Carandiru (São Paulo, 2002 e 2005); o Presídio Frei Caneca (Rio de Janeiro, 2006); o Edifício da TAM (São Paulo, 2007); o Edifício Berrini (São Paulo, 2008) – a menos de quatro metros do edifício vizinho envidraçado; o Estádio Fonte Nova (Salvador, 2010), entre outros. Ele também atuou na implosão de cerca de 60 estruturas especiais, como silos, pontes, viadutos, chaminés e reservatórios elevados.

A apresentação será no Auditório do PMI, às 18h30. Para acompanhar a programação sobre o ciclo de palestras e fazer a inscrição, acesse o site http://www.apemi.eng.br. A inscrição prévia não é obrigatória, mas quem a fizer poderá também se inscrever para receber o mailing diário elaborado pela Apemi com notícias e informações sobre a área de mineração.

Já no “Open House”, o Departamento abrirá suas portas para visitação. Alguns laboratórios poderão ser acessados pelos visitantes, e será oferecido ainda um coquetel no PMI, das 17h às 19h.

*******************************

Atendimento à imprensa: