Atividades serão realizadas dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Escola Politécnica da USP, com o apoio da Prefeitura de Santos, realizou uma série de atividades relacionadas à divulgação da ciência e tecnologia entre os dias 18 e 22 de outubro. Além das palestras sobre o tema central da Semana Nacional, que foi “Ciência Alimentando o Brasil”, houve um dia de atividades sobre a Engenharia de Petróleo, que é a especialidade dos professores e alunos da Poli presentes em Santos. Além disso, diversos estudantes de escolas públicas da região puderam conhecer a Poli e suas atividades na cidade, durante a feira realizada no Teatro Municipal nos dias 21 e 22.

No dias 18 e 19 de outubro, as atividades foram realizadas no Colégio Cesário Bastos, prédio centenário onde a Escola oferece o curso de Engenharia de Petróleo em Santos desde 2012. No dia 18, pela manhã, as palestras sobre “Meio ambiente e alimentação”, contaram com os professores Podalyro Amaral de Souza (Poli-USP), Dione Mari Morita (EEL-USP) e Yuri Rocha (FFLCH-Poli-USP), que falaram respectivamente sobre Engenharia Hidráulica e seus desafios, “Ar, solo e água” e “Biogeografia Cultural”. Os participantes puderam conhecer o ROV Iara, um equipamento submarino construído por alunos de engenharia de petróleo.

Já no dia 19, durante a tarde, todas as atividades ficaram centradas na Engenharia de Petróleo, e uma turma de estudantes de ensino médio do SESI, entre outros participantes, assistiram palestras sobre a Poli, a USP e a indústria de Óleo e Gás, incluindo a palestra “A Engenharia de Petróleo e a Petrobras”, com Engenheiro Osvaldo Kawakami, Gerente Geral da Petrobras na Baixada Santista.

Nos dias 21 e 22 de outubro, professores e alunos ficaram à disposição do público no Teatro Municipal Brás Cubas, que recebeu um grande número de alunos das escolas públicas da região. O grande destaque da feira foi a exposição e demonstração do ROV Iara, que foi destaque em duas reportagens do jornal A Tribuna, tanto no dia 21, como no dia 22.