O Prof. Dr. Paulo Kaminski, do Departamento de Engenharia Mecânica e integrante do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP, está entre os palestrantes do Brazilian Humboldt Kolleg 2016, edição brasileira do tradicional evento da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), sediada em Bonn, Alemanha. O pós-doutorando e colaborador do CEA, Guilherme Canuto da Silva, também está na programação do evento, que será realizado de 3 a 5 de novembro, na Universidade Federal de São Carlos, no Centro de Materiais Avançados e Energia, no campus de São Carlos (SP).

O objetivo do evento é estreitar redes de cooperação interdisciplinares e criar novas formas de aproximação científicas, com a participação de bolsistas e ex-bolsistas brasileiros da Fundação Humboldt, pesquisadores de excelência, e representantes de importantes instituições de CT&I do Brasil e Alemanha.

O tema do Brazilian Humboldt Kolleg 2016 é “Ambientes: tecnociência e suas relações com a sustentabilidade, ética, estética, saúde e o futuro do humano”, que, segundo os organizadores, implica amplo leque de questões particularmente relevantes no atual contexto científico, social e político no Brasil. A expectativa é que os debates proporcionados no evento se transformem em novos projetos de pesquisa, na divulgação de conhecimento científico e propostas de mudanças sociais e educacionais.

Na sexta-feira, 4 de novembro, às 11h30, está agendada a apresentação do Prof. Dr. Paulo Kaminski: “One Humboldtian Engineer, the Global Engineering and its Consequences”. De 2008 a 2014, Kaminski exerceu a função de Representante Científico da Confiança (Vertraeunswissenschaftler) da Fundação Alexander von Humboldt no Brasil. No dia seguinte, às 12 horas, Guilherme Canuto da Silva ministrará a apresentação “Integration of Embedded Systems and Cyber-physical Systems: a Proposal Based on Machine Learning”, que aborda a transição dos sistemas embarcados para os sistemas ciberfísicos.

Informações sobre o Brazilian Humboldt Kolleg 2016 estão disponíveis em http://www.avh.kollegbr.ufscar.br/