A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo realizam, na última semana, o Seminário Internacional Qualidade das Águas Costeiras. O evento foi realizado na cidade de Santos(SP), contou com representantes da academia, do governo e da Sabesp, com o objetivo de fazer uma avaliação dos principais fatores que afetam a qualidade das águas costeiras do Estado de São Paulo, produzir diagnósticos, identificar obstáculos e dificuldades enfrentadas na área da balneabilidade pelo poder público municipal, estadual e federal, e permitir a formulação de políticas públicas que respondam às necessidades de desenvolvimento econômico e social e da proteção ambiental. O evento foi coordenado pelo professor da Poli-USP, Jayme Pinto Ortiz, e pelo Engenheiro da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Américo de Oliveira Sampaio.

O diretor da Poli-USP, professor José Roberto Castilho Piqueira, participou da cerimônia de abertura do evento, junto com o professor da Poli-USP, Secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos e Presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, da arquiteta e urbanista Débora Blanco Bastos Dias, secretaria municipal de Meio Ambiente de Santos, do deputado federal, João Paulo Tavares Papa, e do presidente da Sabesp, Jerson Kelman. Em sua fala, o diretor da Poli lembrou aos presentes que a Escola Politécnica tem, desde sua fundação, há mais de 120 anos, desempenhado o papel de melhorar a qualidade de vida da população por meio do progresso tecnológico. “Para nós esse evento tem uma grande importância neste sentido. Além disso, neste ano formaremos a primeira turma de engenharia de petróleo que frequentou o curso em Santos. Para nós, é muito importante que toda a comunidade saiba que estamos aqui servindo o Estado de São Paulo, e queremos colaborar com o progresso e qualidade de vida da população da região da Baixada Santista”.

Uma edição especial da Revista DAE foi editada com os trabalhos apresentados durante o evento, e pode ser acessada no link http://revistadae.com.br/site/artigos/204