Os alunos Isabela Souza e Gustavo Wang, que estão participando do Programa de Duplo Diploma na Ecole Centrale De Lille, participaram, na última sexta-feira(18), de uma jornada internacional pra apresentar opções de intercâmbio aos franceses. Isabela estuda engenharia elétrica, e Gustavo engenharia de computação.

O evento se chama ‘journée international’ e é uma palestra da administração da escola explicando como funciona o processo de duplo diploma e intercâmbios em geral para os franceses. Durante a tarde, os alunos estrangeiros apresentam suas escolas em stands. “A ideia é que quem está aqui fazendo intercâmbio apresente sua instituição de ensino, mas também mostre no geral como é a vida, já que informações sobre disciplinas e percurso acadêmico estão disponíveis nos sites”, explica Isabela.

No stand sobre a Poli, a estudante conta que havia cartazes com a estrutura de divisão de cursos (percurso ciclo básico mais cada engenharia) na Escola, e as escolhas de ênfase, explicando também sobre a infraestrutura, os laboratórios, etc. “Também tínhamos fotos do Interusp e da Festa da matrícula, que chamou bastante a atenção deles, principalmente a parte da guerra de lama, porque eles têm uma atividade parecida aqui pra receber os alunos, mas com comida”.

Isabela conta que os franceses tem uma ideia bem positiva do Brasil e principalmente da Poli, e o que eles mais perguntavam era sobre a língua dos cursos. “Aprender português seria uma barreira, mas nós garantimos que não é tão diferente do francês e que em pouco tempo eles já conseguiriam falar bem“.