Evento comemora sua 15ª edição e valoriza o aspecto artístico de fotomicrografias científicas.

A Escola Politécnica da USP realizou, nesta quarta-feira (08/12), a cerimônia de entrega dos prêmios do XV Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais, promovido pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT). O concurso tem por objetivo reconhecer e valorizar o aspecto artístico de fotomicrografias científicas, técnicas usadas para estudo das propriedades e características dos materiais.

Após a premiação, os participantes da cerimônia puderam ver todas as fotomicrografias premiadas e inscritas nessa edição do concurso, que estão na Exposição MetMat. O material está sendo exibido na área de entrada do anfiteatro do PMT. “Fazemos o concurso há 15 anos e quero crer que vamos continuar por mais quinze”, afirmou o coordenador do 15º Concurso MetMat, professor André Paulo Tschiptschin.

“Esse concurso nasceu em laboratórios do PMT de forma espontânea, e dele participam alunos de graduação envolvidos em projetos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, professores, pessoas que têm uma curiosidade científica sobre o que existe dentro dos materiais”, prosseguiu.

No entanto, lembrou, o concurso não se refere apenas a mera vontade de conhecer os materiais internamente ou de registrar belas imagens. “O que estamos mostrando é ciência e tecnologia, é o trabalho de pessoas que procuram estabelecer a correlação entre microestrutura, propriedades e desempenho dos materiais”, explicou. Só é possível projetar novos materiais se os pesquisadores conhecerem essa microestrutura e as tecnologias de microscopia são essenciais para eles obterem esse conhecimento.

Os vencedores – O concurso premiou fotomicrografias em duas categorias ou técnicas distintas: Microscopia Óptica e Microscopia Eletrônica de Varredura/Microscopia de Força Atômica. Os vencedores da primeira categoria foram pesquisadores da Poli-USP: Lucas Pintol Nishikawa e Arthur Seiji Nisihikawa, com o trabalho “Gaveta de talheres”. Na categoria microscopia eletrônica, os vencedores foram Leonardo Sales de Araújo e Alessandra Vieira Guimarães, do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, com a fotomicrografia “Discos Voadores Microestruturais”. A lista dos premiados e as fotos dos trabalhos na categoria Microscopia Óptica podem ser consultadas aqui. E os trabalhos premiados na categoria Microscopia Eletrônica podem ser vistos neste link do PMT.

“O PMT é um departamento que desenvolveu muito conhecimento e tecnologia para o progresso de São Paulo e do País. Ele tem tradição e, ao mesmo tempo, modernidade, sempre trabalhando na ponta da tecnologia”, destacou na cerimônia o diretor da Poli-USP, professor José Roberto Castilho Piqueira. “Trabalhos como o MetMat, realizado por alunos, professores e funcionários, engradecem a nossa Escola e são parte do patrimônio moral da Poli”, completou.

O professor Marcelo Breda Mourão, chefe do PMT, falou sobre o processo de escolha dos trabalhos a serem premiados. “Recebemos excelentes fotomicrografias, foi muito difícil escolher. Tivemos um número maior de trabalhos inscritos do que era esperado, o que nos surpreendeu positivamente, nos deu mais estímulo para continuarmos com o concurso no ano que vem”, disse.

Desde sua primeira edição, o concurso conta com o apoio da Gerdau. “Essa é uma iniciativa que incentiva o desenvolvimento da ciência, do conhecimento, agregando ainda o aspecto artístico”, ressaltou Rafaelle Fracisconi Alves, gerente de marketing da empresa. O MetMat contou também com o patrocínio da Capovilla Digital, laboratório fotográfico responsável pela impressão das fotomicrografias para a Exposição MetMat.