Docente utiliza o Beer Game, desenvolvido pelo MIT, para ensinar conteúdos na disciplina Gestão da Produção e Logística.

A professora do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo, Regina Meyer Branski, tem utilizado com sucesso o Beer Game na disciplina Gestão da Produção e Logística. O jogo foi criado na década de 1960 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e simula o comportamento de uma cadeia de suprimentos de produção e distribuição de cerveja. “Os alunos gostam muito e se envolvem bastante no jogo. Os conceitos ficam claros e nunca mais serão esquecidos”, diz a docente.

Segundo a docente, além de permitir o entendimento de conceitos usados em logística e na gestão de cadeia de suprimentos, o jogo também estimula o pensamento sistêmico e o trabalho em equipe. “O jogo mostra, na prática, a importância da colaboração, da integração e da troca de informação entre as empresas e incentiva o aluno a pensar como um gestor, a fazer uma análise global da cadeia, e não apenas dos custos de cada elo”, explica.

O jogo é realizado em grupos de quatro a dez jogadores por tabuleiro. Cada jogador representa um elo da cadeia: varejista, atacadista, distribuidor e fábrica. Os participantes têm acesso apenas à sua informação local, desconhecendo as informações dos demais elos da cadeia. Nas sucessivas rodadas, cada elo deve atender à demanda de cervejas requisitada por seu cliente e, então, fazer o pedido de cervejas ao fornecedor para repor seus estoques. Ganha o grupo que obtiver menor custo final.