FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Equipe participou das categorias robô autônomo e radiocontrolado. Disputa consiste em uma luta de sumô.

A equipe ThundeRatz participou do International Robot Sumo Tournament , um torneio mundial de Robótica disputado nos dias 17 e 18 de dezembro, no Japão, por mais de 60 equipes de 21 países. A ThundeRatz levou para a competição um robô de cada categoria – o Moai, autônomo, e o Stonehenge, rádio controlado. Os participantes disputam uma luta de sumô.

Participam do International Robot Sumo Tournament apenas robôs de sumô de três quilos. O intuito da categoria de robôs de sumô é tirar o adversário do dojo, a arena de luta. “Para se prender melhor à arena e aumentar a tração nas rodas para empurrar melhor o adversário, os robô possuem imãs em sua base que grudam no chão de aço”, explica Lucas Eder Alves, capitão da ThundeRatz. Os robôs chegam a atingir mais de 20 quilômetros por hora no dojo, que tem 1,5 metro de diâmetro. O vencedor é determinado após um melhor de três rounds.

Os robôs rádio controlados possuem um piloto os controlando durante o round, por meio de um controle remoto. Já os autônomos têm vários sensores que, junto com uma estratégia pré-programada, fazem com que o robô consiga se situar na arena, saber onde está o adversário e encontrar a melhor forma de investir, sem nenhuma intervenção humana durante os rounds.

O Moai já estava classificado para o torneio principal, devido à quarta posição obtida na RoboGames, uma competição da qual a ThundeRatz participou em abril deste ano, na California (EUA). Já o Stonehenge teve que participar do pré-torneio para tentar uma vaga no mundial. A equipe chegou até as quartas de final, mas não foi classificada. No torneio principal, o Moai perdeu no início para a equipe da Turquia, que ficou em quarto lugar na final.

“Participar da competição trouxe um grande aprendizado para a equipe e os três membros que nos representaram na International Robot Sumo Tournament, já que tiveram a oportunidade de conversar com os criadores dos melhores robôs do mundo na categoria e poderão compartilhar os novos conhecimentos em robótica com todos os membros da ThundeRatz”, finalizou.

Print Friendly, PDF & Email